A empresa guaçuana Conatus Ambiental está entre um seleto grupo de startups selecionada para participar do programa de aceleração da Halcyon, nos Estados Unidos.
Ao lado de outras sete empresas de países como Estados Unidos, Quênia e Colômbia, a Conatus foi escolhida para fazer parte do projeto que se inicia em maio e seguirá pelos meses seguintes.
Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram
O projeto que será acelerado nos Estados Unidos já é reconhecido no Brasil como altamente inovador.
Além de receber investimentos de órgãos renomados de fomento à inovação, como FINEP, FAPESP e CNPq, o projeto foi agraciado com o Prêmio Kurt Politzer de Inovação pela Associação Brasileira das Indústrias Químicas, na categoria Startup.
A proposta tem como objetivo automatizar o processo de tratamento de águas e efluentes utilizando inteligência artificial, melhorando significativamente a qualidade da água e reduzindo o consumo de produtos químicos nas estações de tratamento.
“Além de reduzir os custos para as estações de tratamento, nossa solução diminui o impacto ambiental causado pela fabricação de produtos químicos. Todos saem ganhando, inclusive o meio ambiente”, ressalta Paulo, Diretor de Operações da Conatus.
Além deste projeto, a startup guaçuana desenvolve outros projetos inovadores que visam a reutilização de resíduos agrícolas e industriais para a produção de produtos químicos sustentáveis. Esses projetos também contam com forte apoio governamental de órgãos de fomento.
“Desde o início de nossas operações, trabalhamos arduamente no desenvolvimento de produtos inovadores e sustentáveis, com o apoio de agências de fomento e colaboração de universidades”, destaca João Pedro, Diretor Comercial da startup.
A Halcyon é uma aceleradora renomada que impulsiona negócios focados no impacto, visando acelerar soluções para desafios globais. Todas as empresas selecionadas têm propostas que impactam positivamente o meio ambiente e serão beneficiadas com a participação no programa, com todos os custos cobertos pela aceleradora.
Além disso, ao longo de oito semanas terão acesso a treinamentos especializados, consultoria personalizada e a oportunidade de apresentar seus projetos a potenciais investidores.
“Esta é uma oportunidade sem igual para a Conatus. Estamos indo com a determinação de atrair investimentos para expandir nossos negócios globalmente”, destaca José Renato, Diretor de Tecnologias da Conatus Ambiental.
Fundada em 2019, a Conatus é uma startup fundada com o objetivo de reduzir o impacto ambiental das atividades econômicas, com foco em tratamento de água e indústria agrícola.