Ao menos por enquanto, a operação é apenas educativa - Foto: GuaçuAgora
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Resultado de convênio do Município com o Detran-SP (Departamento de Trânsito do Estado de São Paulo), através do Programa Respeito à Vida, duas lombadas digitais foram instaladas e já estão em operação na Avenida Padre Jaime.

Os equipamentos operam nos dois sentidos da via, no seu trecho que passa pelo Jardim Serra Dourada, onde a velocidade limite estabelecida é de 60 quilômetros por hora.

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Os aparelhos que funcionam através de baterias recarregadas por energia solar são dotados de visor digital que indica a velocidade aferida.

No entanto, apesar de já resultar na desaceleração de quase a totalidade dos motoristas que passem pelo trecho, ao menos por enquanto as lombadas eletrônicas têm função educativa.

Conforme explicou o secretário municipal de Segurança Pública, Elzio Romualdo, a autuação dos veículos que passarem acima da velocidade limite ainda depende de uma série de questões legais.

“Não é uma condição definitiva, mas por enquanto não haverá autuação. A inclusão delas (lombadas eletrônicas) no sistema que fiscaliza e multa aqueles que excedem a velocidade vai depender do que for verificado”, explicou o secretário.

Ainda dentro do convênio com o Detran, outros seis aparelhos deverão ser entregues nos próximos meses e instalados em outras vias importantes que não contam com fiscalização eletrônica.

Romualdo salientou que neste momento os equipamentos terão como função principal dar à pasta parâmetros para definição de ações que melhore o trânsito no perímetro urbano e norteie o planejamento viário.

“Todos os dados são registrados e nos dará condição de avaliar o fluxo médio, horários de pico e o comportamento dos motoristas. Tudo isso nos dará condições de mapear as situações mais críticas e definir medidas para dar mais fluidez e aumentar a segurança”, afirmou.

Como os equipamentos operam através de energia solar, o secretário comentou que há a possibilidade de que de tempos em tempos eles sejam transferidos para outros pontos que apresentem condição crítica.

“Podemos perfeitamente transferir tudo para outras vias onde haja necessidade de alguma ação pontuais. Basta instalar os postes e suportes e as lombadas podem ser transferidas sem problemas”, explicou.