publicidade
Inscrições devem ser realizadas pelo site oficial do processo seletivo – Foto: Divulgação

Nesta terça-feira (02), começa o prazo para solicitar a isenção e a redução da taxa de inscrição para o vestibular do segundo semestre das Fatecs (Faculdades de Tecnologia do Estado).

A inscrição para concorrer a uma vaga deve ser feita pela internet, a partir de 16 de abril até as 15h00 de 7 de junho. O exame será aplicado em 30 de junho. O interessado pode consultar o cronograma completo no site vestibularfatec.com.br.

Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram

Para requerer a isenção, o candidato deve ter concluído o Ensino Médio integralmente, estar no último semestre do EJA (Educação de Jovens e Adultos) em escolas públicas ou particulares, ou estar concluindo o curso no CEEJA (Centro Estadual de Jovens e Adultos). Além disso, é necessário que a renda mensal máxima do grupo familiar não ultrapasse dois salários-mínimos por morador, ou, no caso de candidato independente, que sua renda bruta mensal máxima seja de 2 salários mínimos.

Para obter a redução de 50% do valor da taxa de inscrição, o candidato deve comprovar que é aluno regularmente matriculado em qualquer série do Ensino Fundamental, Médio, cursinho pré-vestibular, graduação ou pós-graduação, e que recebe salário menor que dois salários mínimos ou está desempregado.

Os documentos enviados de forma incompleta ou em desacordo com as regras estabelecidas no regulamento serão excluídos do processo de solicitação de isenção/redução da taxa de inscrição. Os candidatos que atenderem aos requisitos exigidos para a isenção e redução poderão efetuar simultaneamente duas inscrições, uma para a isenção e outra para a redução. “A disponibilização de instruções em formato de vídeo no site visa auxiliar os candidatos no envio adequado de seus documentos. Recebemos vários pedidos de isenção e redução, porém, muitas vezes os candidatos deixam de enviar a documentação que comprove sua situação ou a enviam em formato inadequado, o que invalida a análise do pedido”, comentou Adriana Fernandes Teixeira, coordenadora do Processo Seletivo Vestibular na Fatec Ogari de Castro Pacheco, de Itapira.

O processo seletivo dá acesso às vagas de Ensino Superior Tecnológico gratuito das Fatecs distribuídas em todas as regiões do estado.

Na região da Baixa Mogiana as unidades de Mogi Mirim e Itapira possuem vagas disponíveis.

Na unidade mogimiriana, a Fatec Arthur Azevedo, estão disponíveis vagas para os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão Empresarial, Projetos Mecânicos, Fabricação Mecânica e Mecatrônica Industrial.

Já a Fatec Ogari de Itapira, os cursos com vagas oferecidas são Desenvolvimento de Software Multiplataforma, Gestão da Produção Industrial e Gestão Empresarial.

Confira as principais datas do processo seletivo das Fatecs:

  • 2 a 12 de abril, até as 15h00: inscrições para pedidos de isenção e redução da taxa de inscrição;
  • 16 de abril a 7 de junho, até as 15h00: período de inscrições para o vestibular das Fatecs;
  • 24 de abril, a partir das 15h00: resultado dos pedidos de isenção e redução;
  • 26 de junho, a partir das 15h00: divulgação dos locais de prova;
  • 30 de junho, às 13h00: prova do vestibular das Fatecs;
  • 1º de julho, a partir das 15h00: publicação do gabarito oficial;
  • 15 de julho, a partir das 15h00: publicação da classificação geral e convocação da primeira chamada.