Assinatura foi realizada durante evento nesta quinta-feira (18) - Fotos: GuaçuAgora
publicidade

O prefeito Rodrigo Falsetti (PSD) formalizou na tarde desta quinta-feira (18) a adesão de Mogi Guaçu ao programa Facilita SP, junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo.

A adesão do Município a iniciativa que visa reduzir burocracia no processo de abertura de novos negócios na cidade já havia sido autorizada pela Câmara Municipal e oficializada durante visita do secretário Jorge Lima à cidade para a edição guaçuana da série de encontros com empresários, lideranças políticas e representa de órgãos ligados ao fomento e qualificação para os negócios.

Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram

Antes da assinatura, Lima conversou ao longo de quase duas com um grupo de aproximadamente 40 pessoas. No bate papo que aconteceu no auditório do Cegep (Centro Guaçuano de Educação Profissional), o secretário expôs todo o trabalho que a pasta vem realizando mirando a vinda de novas empresas e o fortalecimento da economia no estado.

Ele ainda destacou as oportunidades que vêm surgindo e destacou que uma das metas é a descentralização dos polos de desenvolvimento de acordo com as características de cada região, abrindo a possibilidade para que indústrias de grande porte possam se instalar na região da Baixa Mogiana e estimular a abertura de toda uma cadeia de fornecimento ao seu entorno.

“Algumas empresas não permitem a divulgação. A Randon divulgou, outras não divulgam, Mas toda esta região que engloba uma fatia do estado de Rio Claro pra cá (Baixa Mogiana) tem sim empresas vindo”, disse.

Para os pequenos negócios e o setor do empreendedorismo, Lima salientou que a Secretaria vem trabalhando tanto para divulgar as linhas de créditos disponíveis quanto no incentivo a novos negócios e qualificação da mão de obra.

Ele afirmou que antes de chegar ao encontro percorreu alguns pontos importantes da cidade, a exemplo do que realiza em boa parte dos mais de 200 municípios que já visitou desde o início de 2023 e observou algumas peculiaridades.

“Aqui temos mais ou menos 153 mil habitantes, e um PIB (Produto Interno Bruto) de R$ 6,5 bilhões, eu acho que este PIB pode chegar aos R$ 9 (bi). Tem espaço para isso. A cidade tem sete distritos industriais, tem universidades aqui e no entorno, tem uma agricultura forte. Há margem para crescimento e as oportunidades estão aí. Cabe para nós desenhar junto com os empresários os rumos e fazer”, afirmou.

Falsetti disse que a vinda do secretário surpreendeu positivamente por tudo que expôs e pelo conhecimento da realidade guaçuana. Segundo o prefeito, isso ratifica que Mogi Guaçu está na rota do Estado para grandes investimentos e adiantou que uma nova reunião será marcada para estreitar ainda mais a relação do Município com a Secretaria.

“Já estamos marcando uma nova reunião para que possamos avançar em outras áreas como capacitação de mão de obra e preparar a nossa cidade para a vinda de novas empresas e para o futuro”, destacou.

O programa Facilita SP promete desburocratizar e melhorar o ambiente de negócios em todo o estado com objetivo de tornar os procedimentos mais rápidos e transparentes para estimular o empreendedorismo, simplificando a vida do empresário paulista.

Um comitê já instituído irá classificar as atividades econômicas em baixo, médio ou alto risco.

Aquelas consideradas de baixo risco serão dispensadas de apresentar licenças e alvarás para iniciar suas atividades. Além de simplificar os processos de abertura e funcionamento de empresas, o programa visa dar transparência e previsibilidade aos negócios, incluindo aqueles enquadrados como de médio ou alto risco.