Ao longo da manhã e parte do período da tarde de sábado (13), as 21 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Mogi Guaçu permaneceram abertas para realização do Dia D de Vacinação contra Gripe e um total de 2.997 doses foram aplicadas.
A procura elevou em mais de 55% o total pessoas pertencentes aos grupos prioritários atendidos na cidade desde o início da campanha.
Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram
Agora, a taxa de cobertura vacinal da campanha está em 14,2%, de um total estimado de 58.863 pessoas residentes no município.
A campanha de vacinação contra gripe acontece em todo os municípios paulistas e segue, inicialmente, até o dia 31 de maio.
Até lá, as doses do imunizante seguem sendo aplicadas nas unidades de saúde locais, dentro do horário de funcionamento das salas de vacinação.
Nas UBSs Guaçu Mirim, Zona Sul, Centro de Saúde, Centro Oeste, Zona Norte, Zaniboni II e Ypê Pinheiro, o atendimento ocorre de segunda à sexta-feira das 8h00 até às 16h00.
Já nas unidades Hermínio Bueno, Eucaliptos, Rosa Cruz, Ypê II, Alto dos Ypês, Jardim Guaçuano, Fantinato, Santa Terezinha, Chaparral, Jardim Suécia, Santa Cecília, Martinho Prado Júnior, Zaniboni I e Chácaras Alvorada o atendimento ocorre das 8h00 às 10h45 e das 13h00 até às 15h30, também de segunda à sexta-feira.
O objetivo da campanha é ampliar a cobertura vacinal para 18,1 milhões de pessoas de grupos prioritários como crianças até seis anos de idade, gestantes, professores dos ensinos básico e superior, idosos, entre outros (veja lista abaixo).
Com a chegada do outono, há maior prevalência das doenças respiratórias como rinite, sinusite, gripes e resfriados e a vacinação pode prevenir esse cenário.
“Esse período acentua as doenças respiratórias agudas, por isso, para evitar a proliferação do vírus, é fundamental adotar as medidas de prevenção e se imunizar”, comentou a enfermeira Rosa Maria Pinto, coordenadora da Vigilância em Saúde.
Confira os grupos prioritários de vacinação:
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade
- Idosos com 60 anos ou mais de idade
- Pessoas em situação de rua
- Gestantes
- Puérperas
- Povos indígenas
- Quilombolas
- Pessoas com deficiência permanente
- Professores do ensino básico e superior
- Profissionais na área de saúde
- Profissionais das forças de segurança e salvamento
- Profissionais das Forças Armadas
- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais
- Caminhoneiros
- Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso
- Trabalhadores portuários
- População privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e jovens que cumprem medidas socioeducativas