Unidade contará com médico exclusivo para atender pacientes com suspeita da doença - Foto: Divulgação
publicidade

A partir desta terça-feira (20), a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Jardim Santa Marta passa a atuar como polo de atendimento dos pacientes locais com dengue.

A medida foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde e segue por tempo indeterminado, até que a situação local em relação aos casos da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti sigam em alta.

Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram

A orientação da pasta é para que o local seja procurado por aqueles pacientes que apresentem quadro mais grave, necessitando de intervenções urgentes para controle dos efeitos da dengue.

“São aqueles pacientes que precisam de hidratação intravenosa, de uma medicação, de um hemograma para acompanhamento ou até mesmo algumas intercorrências, como sangramento. Nossas equipes passaram por treinamentos e estão preparadas para mais esse desafio”, comentou Luciano Firmino Vieira, secretário municipal de Saúde.

Casos suspeitos ou quadros mais leves continuarão sendo tratados nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), como forma de distribuição da demanda na UPA.

Ainda dentro do planejamento de enfrentamento à doença, o Hospital Municipal ‘Dr. Tabajara Ramos’ está de prontidão para os casos que exigirem internação.

De acordo com o secretário de Saúde, o polo de atendimento está preparado para o diagnóstico e tratamento das pessoas com dengue, com pontos para hidratação venosa ou oral, conforme necessidade de cada caso.

“Na UPA Santa Marta teremos um médico exclusivo para atender aos pacientes com suspeita de dengue. Toda a equipe foi reforçada para atendimento da demanda. Assim como ocorreu durante a pandemia da Covid-19, a rede está preparada para receber os pacientes da melhor forma possível”, reforçou o Vieira.