São duas Retorna Machine e um posto Deixaki em operação na cidade - Foto: Divulgação
publicidade

Desenvolvido por meio de parceria firmada entre a Elektro e o Programa Triciclo, o projeto ‘Vale Luz’ chegou a três pontos de coleta de materiais recicláveis.

São equipamentos automatizados que efetuam a troca de embalagens como latinhas de alumínio e garrafas plásticas por descontos em dinheiro nas contas de energia, além de um posto Deixaki.

Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram

Para participar do programa, é necessário criar uma conta Triciclo, acessando o site www.triciclo.eco.br ou pelo aplicativo Triciclo, disponível para sistemas IOS e Android.

As máquinas Retorna Machine estão instaladas no Buriti Shopping e no Boulevard Bandeirantes, recebendo descartes de pequenos volumes. Já o posto Deixaki está disponível no Buriti Shopping, onde é possível descartar quantidades maiores de material.

Nos dois modelos de ponto de coleta é possível acessar a conta no terminal anexo e efetuar o descarte dos materiais. A cada 150 tricoins, o cliente resgata R$ 1,00 de desconto na conta de energia.

Qualquer pessoa pode fazer a troca dos materiais recicláveis, mesmo aquelas que moram em áreas que não são atendidas pela Elektro. Nesse caso, elas terão a opção de doar a pontuação recebida para uma das entidades assistenciais cadastradas pelo programa.

Uma tabela classifica os materiais: embalagens de alumínio (15 tricoins/unidade), embalagens plásticas: PET, PP e PE (10 tricoins/unidade), embalagens de aço (10 tricoins/kg), embalagens longa vida (5 tricoins/kg), papel e papelão (25 tricoins/kg), plástico (100 tricoins/kg), metal (100 tricoins/kg), vidro (10 tricoins/kg), eletrônicos (10 tricoins/kg), eletrodomésticos (100 tricoins/kg), aparelhos de áudio e vídeo (50 tricoins/kg) e Celulares e Tablet´s (300 tricoins/kg).

Além de Mogi Guaçu, oito cidades do estado de São Paulo possuem o projeto implementado.