Trabalho realizado na manhã de sábado (24) conseguiu encontrar criadouros e larvas do Aedes - Fotos: Divulgação
publicidade

Na manhã deste sábado (24), a Secretaria Municipal de Saúde realizou um mutirão de limpeza para eliminação dos focos e potenciais focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti, dentro das ações locais de combate à dengue.

Mas, apesar de toda a mobilização e divulgação prévia, o trabalho desenvolvido na região do Residencial Ypê Amarelo sofreu com o número significativo de imóveis fechados e o registro de recusas por parte dos proprietários à entrada dos agentes nos imóveis.

Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram

Segundo o balanço final da ação, mais de um em cada três pontos visitados não pôde ser visitado. Foram encontrados 534 imóveis fechados, 25 que se encontravam desocupados e outras 20 recusas de vistoria.

Os agentes mobilizados visitaram um total de 1.524 pontos.

No entanto, a taxa de quase 40% de insucesso não impediu a avaliação positiva do trabalho que teve início pela manhã e seguiu até por volta das 13h00.

“O mutirão foi muito positivo, pois o bairro é grande e conseguimos visitar uma boa parte dos imóveis e, além da vistoria nos quintais, realizamos um trabalho importante de conscientização junto aos moradores”, comentou Luciano Firmino Vieira, secretário municipal de Saúde.

Foram encontrados ainda 126 recipientes nos quintais, sendo 84 com água. Cinco continham larva. As equipes realizaram o descarte.

Em quatro imóveis foram identificadas larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

O trabalho envolveu ainda secretarias de Serviços Municipais, Educação e a de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente.

O objetivo principal foi combater focos de reprodução do mosquito Aedes aegypti. Além da vistoria nos imóveis, um caminhão recolheu entulho e materiais que pudessem acumular água parada dos imóveis.

Cerca de nove toneladas de material foram retiradas do bairro, entre galhos, entulhos e inservíveis, como sofás e colchão.