De acordo com números apresentados ao longo da última semana, o Hospital Municipal ‘Dr. Tabajara Ramos’ fechou 2023 com um total de 4.203 procedimento cirúrgicos realizados.
O número representa um aumento de 125% em relação ao registrado no decorrer do ano anterior, envolvendo todas as especialidades.
Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram
Segundo os gestores da unidade, a ampliação é resultado de um incremento nos investimentos tanto na infraestrutura, com novos equipamentos disponibilizados, quanto um aumento no quadro de servidores.
Ao longo do último ano, foram realizadas a aquisição de equipamentos, como focos cirúrgicos de teto, duas mesas cirúrgicas, além da locação de aparelhos especializados em anestesia.
“Esses investimentos foram cruciais para possibilitar que a quarta sala do centro cirúrgico pudesse operar de forma mais eficaz, atendendo às necessidades dos pacientes com maior agilidade e precisão”, comentou superintende do HM, Kelly Cristina Camilotti Cavalheiro.
A gestora comentou que foi introduzido o formulário de checklist Cirurgia Segura, sendo uma ferramenta essencial para a identificação correta do paciente que é o primeiro cuidado para garantir a verificação de segurança antes de cada procedimento. “Essa medida visa mitigar os riscos mais comuns associados às cirurgias, protegendo a vida e o bem-estar de todos os pacientes”, falou.
Outro fator positivo para a melhora da qualidade de atendimento trata-se do aprimoramento das visitas pré-anestésicas. Agora, este serviço é conduzido com maior rapidez, eficiência e realizado com uma equipe multidisciplinar, composta por anestesistas, profissionais de enfermagem, serviços de higiene e limpeza, entre outros.
“Com os investimentos em equipamentos e pessoal, o Hospital Municipal conseguiu não apenas melhorar a qualidade da assistência prestada, mas também aumentar a capacidade de realizar exames, incluindo os de endoscopia. Esses avanços representam um compromisso contínuo com a excelência e o bem-estar dos pacientes atendidos pela nossa instituição”, finalizou a superintendente.