Maquinário iniciou nesta semana os trabalhos na extremidade direita - Foto: Divulgação
publicidade

As equipes mobilizadas nas obras das cabeceiras da nova ponte da Avenida Brasil iniciaram nesta semana os serviços de aterramento e compactação das cabeceiras.

O projeto entrou na fase de aterro e compactação do solo para base do pavimento da extremidade direita da estrutura, posteriormente avançado para o lado oposto, que, segundo cronograma definido em conjunto com a SOM (Secretaria Municipal de Obras e Mobilidade) deverá ser finalizado até o final de fevereiro.

Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram

“Se o cronograma ocorrer dentro do planejado e as condições climáticas favorecerem, conseguiremos inclusive executar a laje de transição da via com a ponte nova”, afirmou o engenheiro da pasta, Pedro Luís Mendes de Sousa.

Ainda segundo o engenheiro, o aterramento e a compactação das cabeceiras fazem parte de uma etapa crucial para a integração com a estrutura da ponte de concreto. “Desta forma, iremos proporcionar um acesso seguro e estável para todos que irão utilizar diariamente uma das vias mais importantes do sistema viário da cidade”, disse.

Recentemente, o monumento recebeu a estrutura de gabiões que servirá de contenção de apoio da cabeceira para impedir, no futuro, que ocorram erosões que possam danificar o asfalto, garantindo mais segurança para motoristas e pedestres.

A nova ponte da Avenida Brasil está sendo construída com pilares de sustentação e 28 vigas longarinas que já foram colocadas dentro do Rio Mogi Guaçu, sendo 14 delas em cada lado da margem do rio.

Entre os serviços finalizados estão a concretagem das transversinas estruturais que compõem a superestrutura da ponte e que têm a função de elevar a rigidez transversal do monumento, assim como, o tabuleiro responsável pelo suporte de sustentação para facilitar a travessia e tráfego de veículos. Além disso, também estão concluídas as juntas de dilatação, que são os elementos do tabuleiro que irão vedar as fendas que permitem a movimentação das estruturas, sendo componentes construtivos essenciais para garantir a integridade e a durabilidade da nova ponte.

A nova ponte sobre o Rio Mogi Guaçu faz parte de um projeto de remodelação e modernização do sistema viário. “Nesse momento, reitero a importância da compreensão e colaboração da comunidade durante o período de execução desses serviços. Estamos empenhados em realizar essa obra de forma eficiente, visando sempre a segurança e o bem-estar de todos”, comentou o prefeito Rodrigo Falsetti (PSD).