Em torno de 40% dos eleitores de Mogi Guaçu registrarão seus votos em novas urnas eletrônicas nas eleições municipais de 2024.
Segundo o TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) a 216ª Zona eleitoral, responsável pelas seções eleitorais guaçuanas e de Estiva Gerbi, está entre aqueles que receberão os modelos da nova geração do equipamento.
Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram
Serão 156 novas urnas encaminhadas para atender as seções de ambos os municípios. A distribuição de quais seções receberão os votos para prefeito e vereador ainda será definida.
Ainda na região da Baixa Mogiana, as zonas eleitorais de Mogi Mirim e Itapira também contarão com novos equipamentos.
A 75ª Zona Eleitoral, que reúne Mogi Mirim, Holambra e Artur Nogueira, terá 203 aparelhos encaminhados enquanto que a 54ª, que atende Itapira, terá 68 urnas do modelo UE2022 encaminhadas.
Conforma salientado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a nova urna não tem mudanças na operação e funcionalidade para o eleitor, mas teve alterações estética, técnica e de segurança.
Em comparação com os modelos anteriores, ela conta com processador mais potente, que as tornam 18 vezes mais rápidas que o modelo de 2015; teclado aprimorado, com teclas com duplo fator de contato; maior agilidade na identificação do eleitorado; e dispensa recarga, além de reforço nos dispositivos de segurança.