A GCM (Guarda Civil Municipal) iniciou nesta quinta-feira (11) a Operação de Segurança Reforçada, com foco nos bairros da zona rural guaçuana.
O trabalho que tem como meta ampliar a presença das equipes da corporação em pontos estratégicos para coibir a atuação de criminosos nas propriedades rurais seguirá ocorrendo por tempo indeterminado.
Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram
Além de equipes de área, integrantes da PATAM (Patrulha Tática Ambiental) e ROMU (Ronda Ostensiva Municipal) estão mobilizadas na operação que vem sendo coordenada pelo comandante da GCM, Claudemir Adorno da Costa.
Além da presença reforçada, a orientação é para que os agentes efetuem a abordagem a veículos e pessoas em atitude suspeita e se atentem às informações colhidas junto aos moradores.
Nesta primeira fase, o trabalho tem se concentrado nas regiões do Mato Seco e da Campininha. Outras regiões também serão alvo da operação conforme o planejamento do comando.
De acordo com o secretário municipal de Segurança, Elzio Romualdo, a deflagração da operação é resultado de um trabalho de inteligência que a corporação municipal vem desenvolvendo e da sensibilidade dos aspectos críticos em relação a segurança no município.
“O comando da GCM está atento as questões pontuais relacionadas a segurança e também recebeu solicitações para que tivéssemos uma atuação especial junto a zona rural. Por isso, a Operação de Segurança Reforçada foi deflagrada e seguirá em curso até segunda ordem para coibir principalmente furtos e roubos nas propriedades rurais”, salientou Romualdo.
O secretário destacou ainda a importância da população acionar a corporação ao observar qualquer situação anormal e registre as eventuais ocorrências para que as forças de segurança possam atuar com maior efetividade.
“É com base nas informações que recebemos e do registro das eventuais ocorrências que são registradas que as ações são definidas. Temos uma área rural muito extensa e para que nossa atuação seja mais efetiva é muito importante a colaboração da população”, afirmou o secretário.