Ação mobilizou guardas municipais e policiais militares, com apoio dos agentes de trânsito - Fotos: Divulgação
publicidade

Pelo terceiro ano consecutivo, o fechamento da Avenida Júlio Xavier da Silva, no Parque Cidades, e o patrulhamento estratégico de vias próximas e outros pontos do município foi realizado durante a noite de Natal, como forma de coibir os chamados ‘rolezinhos’.

A operação que mobilizou equipes da GCM (Guarda Civil Municipal) e da PM (Polícia Militar), com apoio do Departamento de Trânsito, resultou na apreensão de nove veículos, sendo oito motocicletas e um carro, flagrados trafegando em situação irregular.

Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram

Todos os veículos apreendidos foram recolhidos pelo guincho e encaminhado ao pátio credenciado, localizado na cidade de Jaguariúna (SP).

Segundo balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Segurança, da parte da GCM foram mobilizados em torno de 18 agentes, que se dividiram entre os pontos de interrupção do tráfego e no patrulhamento dos locais mapeados ao longo dos dias anteriores e que vinham sendo apontados como possíveis ponto de encontro e passagem de grupos de motociclistas.

“Repetimos a estratégia que já havíamos adotado em 2021 e 2022 e a avaliação foi positiva. Antes disso, principalmente na região do Campo da Brahma, tínhamos muitos problemas com os excessos cometidos e a algazarra que se instalava e depois que passamos a adotar esta operação conseguimos sanar os problemas”, enfatizou o secretário municipal de Segurança, Elzio Romualdo.

Através do monitoramento de grupos de mensagens e das redes sociais, as equipes envolvidas já vinham tendo conhecimento da tentativa de organização de grupos para sair às ruas e avenidas em motocicletas.

No entanto, de acordo com Romualdo, os bloqueios em dois pontos do Parque Cidade e a presença das equipes em patrulhamento acabou coibindo o ‘rolezinho’ de 2023.

“No dia 20 (de dezembro) já havíamos tido uma reunião com o comando da GCM e representantes da PM para organizar a ação e conseguimos alinhar um trabalho conjunto, que é fundamental para que este tipo de ação ocorra de forma bem-sucedida”, destacou.

Para a virada do ano, a estratégia será repetida e a possibilidade de que equipes estejam a posto em outros pontos estratégicos não está descartada.

“Seguimos fazendo o monitoramento e ajustando as estratégias conforme a necessidade. Mas já é certo que repetiremos a operação no dia 31”, adiantou o secretário.