O Verão no Hemisfério Sul começa nesta sexta-feira (22), à 0h27, e termina no dia 20 de março de 2024, à 0h06, e segundo o boletim meteorológico divulgado pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) a tendência de altas temperaturas irá se confirmar.
A estação que naturalmente é marcado pela elevação da temperatura em todo o Brasil devido à posição da Terra em relação ao Sol mais ao sul, poderá ser marcada pelas rápidas mudanças nas condições do tempo. Assim, há condição favorável para chuva forte, queda de granizo, vento de intensidade moderada a forte e descargas elétricas.
Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram
Segundo o órgão, deverá ser comum ainda a ocorrência de chuva em praticamente todo o País, com exceção do extremo sul do Rio Grande do Sul, nordeste de Roraima e leste do Nordeste, onde os volumes totais de chuva costumam ser inferiores a 400 milímetros.
Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, a chuva é provocada, principalmente, pela atuação da ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul).
Já no norte das regiões Nordeste e Norte, a ZCIT (Zona de Convergência Intertropical) é o principal sistema responsável pelo período chuvoso.
Em média, os maiores volumes de chuva podem ser observados nas regiões Norte e Centro-Oeste, com acumulados entre 700 mm e 1.100 mmilímetros.
No Brasil, o verão é de extrema importância para o setor da agropecuária, geração de energia por meio de hidrelétricas, reposição hídrica e manutenção dos reservatórios de abastecimento de água em níveis satisfatórios.
SUDESTE
Para a Região Sudeste, a previsão para os próximos três meses indica condições favoráveis para chuva acima da climatologia, principalmente em Minas Gerais, onde a chuva pode ser mais frequente. Para a temperatura, as previsões indicam valores acima da climatologia.
Confira no vídeo as projeções completadas apresentada pela meteorologista Maytê Coutinho: