Previsões apontam para possibilidade de rajada de ventos raios e granizo - Foto: GuaçuAgora
publicidade

Segundo a Defesa Civil do Estado de São Paulo, a virada do ano deverá ser marcada por chuvas intensas nas cidades que compõem a região de Campinas, o que inclui a Baixa Mogiana.

O órgão emitiu um alerta na tarde desta quinta-feira (28) apontando para a possibilidade de que as pancadas possam vir acompanhadas de raios, rajadas de vento e até mesmo queda de granizo.

Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram

De acordo com as previsões meteorológicas, a mudança deverá ocorrer a partir de sábado (30), quando uma frente fria deve se aproximar da região e favorecer as condições para pancadas de chuva.

Os meteorologistas apontam que ela deverá seguir atuando na região pelo menos até segunda-feira (01).

Entre sábado e segunda, as chuvas acumuladas poderão alcançar a marca dos 60 milímetros, com chances de volumes intensos num curto período de tempo, o que pode provocar alagamentos.

Além das cidades da região de Campinas, temporais também poderão ser registrados em municípios da Região Metropolitana de São Paulo, Vale do Ribeira, Baixada Santista, Vale do Paraíba e Litoral Norte.

Por isso, a orientação da Defesa Civil é para que, em caso de rajadas de vento evite procurar abrigo sob árvores, além da queda, também há risco de queda e descargas elétricas. Os especialistas orientam ainda a não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda e evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Em caso de ocorrências, obtenha mais informações junto à Defesa Civil pelo telefone 199 ou ao Corpo de Bombeiros através do telefone 193.