Em um evento recheado de autoridades realizado na tarde desta quarta-feira (08), a multinacional italaliana Smalticeram confirmou a instalação definitiva de sua matriz brasileira em Mogi Guaçu.
A unidade produtora de substratos para a indústria cerâmica já funciona desde 2021 no Parque Industrial às margens da Rodovia Deputado Mário Beni (SP-340), mas até então operava como uma das filiais da empresa cuja sede fica Itália e que também está presente em países como Espanha, Indonésia, Índia e Estados Unidos.
Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram
O evento que contou com a presença do presidente da Smalticeram, Giuseppe Ovi, sacramentou não só a decisão do grupo em permanecer em Mogi Guaçu após uma espécie de “período de testes”, como também a transferência da matriz brasileira da empresa – até então instalada em Santa Catarina – para o município guaçuano. Os investimentos chegam a R$ 65 milhões.
A boa notícia foi especialmente celebrada pela Construvenda, empresa de construções e negócios imobiliários que atuou como um importante elo de ligação entre a multinacional e a cidade, a começar pela negociação do próprio parque fabril de sua propriedade, que no passado abrigava a empresa Endeka, também do ramo cerâmico.
De acordo com um dos diretores da construtora, Ricardo Manzoli, os dois anos de arrendamento da estrutura à multinacional mostraram que as instalações são perfeitas para receber toda a operação de uma unidade matriz da Smalticeram no país.
“Estou feliz e realizado. A geração de emprego e de renda é muito importante e a vinda da Smalticeram impulsiona ainda mais esses fatores em nossa cidade e com isso tudo funciona melhor. Estou muito feliz por ter participado dessa conquista” disse Manzoli em entrevista ao GuaçuAgora.
De acordo com ele, essa negociação representa “um marco para a Construvenda e para Mogi Guaçu”. “Felizmente, mais uma vez a nossa empresa teve a oportunidade de participar do progresso da nossa cidade com esta negociação de sucesso. A Smalticeram se tornará parte integrante de nossa comunidade e ajudará a impulsionar o progresso regional”, afirmou.
- PRESENÇAS
A cerimônia realizada na própria empresa reuniu dezenas de convidados, além de diretores e colaboradores da empresa, bem como autoridades políticas. O prefeito Rodrigo Falsetti (PSD) foi o anfitrião de nomes como a deputada federal Carla Zambelli (PL) e seu irmão, o deputado estadual Bruno Zambelli (PL).
“Eu agradeço muito esse investimento da Smalticeram em Mogi Guaçu. É uma cidade e uma região que eu gosto muito, tenho família aqui em Mogi Guaçu, e isso tudo traz investimento, gera qualificação, mais empregos e fortalece a arrecadação que por sua vez favorece a saúde, a educação e infraestrutura, além de contribuir com o progresso de toda região”, destacou a deputada Carla Zambelli também em conversa com a reportagem do portal.
O deputado estadual José Antônio Barros Munhoz (PSDB), que em maio de 2021 participou do anúncio da instalação da empresa em solo guaçuano, também não conseguiu estar presente desta vez em razão de compromissos na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo).
“É um sentimento indescritível, a industrialização, a oportunidade de geração de emprego e de renda, são fatores principais que um prefeito deve buscar. Mostrar o potencial da cidade como temos feito ao lado de nossa equipe e anunciando grandes empresas”, disse Falsetti.
“Hoje é a Smalticeram que transfere todo seu parque fabril do Sul para Mogi Guaçu, duplicando empregos e investimentos. Nossa cidade é abençoada, tem um grande potencial e temos que trabalhar para sempre trazer mais empresas e gerar desenvolvimento, hoje Mogi Guaçu é a bola da vez”, acrescentou o prefeito.
A presença do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) também era aguardada, mas o chefe do Executivo paulista precisou alterar sua agenda em razão de um compromisso em Brasília (DF).