Apesar da mobilização intensa de diversos órgãos do poder público municipal desde horas após o temporal registrado no final da tarde desta sexta-feira (03), Mogi Guaçu ainda amanheceu com muito trabalho a ser feito, demandando empenho das equipes mobilizadas.
Números extraoficiais apontam que os danos causados pelos fortes ventos totalizaram mais de 80 ocorrências, entre quedas de galhos, árvores inteiras e rompimentos de cabos de energia.
Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram
Em razão do grande número de pontos a serem limpos e a sujeira removida, o pessoal da Defesa Civil, com apoio de equipes de diversas secretarias municipais e do SAMAE (serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto) têm priorizado a desobstrução de vias e pontos de acesso a residências e comércio.
Ainda na noite de sexta-feira o foco na liberação das avenidas dos Trabalhadores e Emília Marchi Martini, onde a queda de árvores bloqueou a passagem de veículos.
Servidores e maquinário das secretarias municipais de Serviços Municipais, Obras e Mobilidade, Agricultura e Meio Ambiente, além de policiais militares e guardas civis municipais.
Equipes da Elektro também estiveram mobilizadas nos reparos da rede elétrica para reestabelecimento do fornecimento de energia em bairros de quase todas as regiões da cidade.
Na região do Jardim Nossa Senhora das Graças, a queda de uma árvore acabou atingindo uma residência, causando danos parciais ao imóvel.
A tempestade também pegou de surpresa os comerciantes que atuam na Feira Noturna. As rajadas de vento danificaram barracas, espalhou mesas e cadeiras e até mesmo fez com que os banheiros químicos postos a disposição do público tombassem.
As equipes mobilizadas seguiram atuando até quase meia-noite e já nas primeiras horas da manhã deste sábado (04) os trabalhos de limpeza e remoção de galhos e troncos foi retomado.
A previsão é de que os serviços prossigam pelo menos até esta segunda-feira (06).
Ainda na sexta-feira à noite, o prefeito Rodrigo Falsetti (PSD) esteve em diversos pontos com danos registrados e, através de suas redes sociais, pediu compreensão à população e gradeceu ao empenho das equipes que atuavam nos pontos mais atingidos. “Quero agradecer novamente toda a equipe que está trabalhando muito, agora são quase dez horas da noite e desde a hora do temporal não paramos. Quero agradecer o SAMAE, que tem contribuído muito com a gente, a SOM, a SSM, a SAAMA, os Bombeiros, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar. Todo mundo trabalhando muito aqui, a união de forças, para poder voltar a normalidade depois de uma tempestade muito forte e que castigou muito a nossa cidade”, manifestou Falsetti em um vídeo publicado em suas redes sociais.
Apesar de todos os danos e transtornos, felizmente não há registros de pessoas feridas em razão do temporal.
Neste sábado, a SAAMA emitiu um alerta solicitando que a população tenha cautela ao frequentar espaços públicos arborizados e área verdes neste período de temporais em razão dos riscos de queda de galhos e troncos.
“Em que pese o trabalho preventivo da SAAMA para minimizar os riscos, o alerta se faz necessário e oportuno diante do cenário divulgado pela Defesa Civil do Estado de São Paulo”, advertiu a pasta.
Mogi Guaçu não conta com estação meteorológica que efetua a medição da velocidade dos ventos.