Concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica em Mogi Guaçu, a Elektro divulgou o balanço das inspeções realizadas no município ao longo dos nove primeiros meses deste ano, com uma média de uma ligação clandestina verificada a cada 14 verificações realizadas.
Segundo a empresa, entre o início de janeiro e o final de setembro, suas equipes operacionais efetuaram 638 inspeções na cidade, tendo flagrado um total de 45 ‘gatos’ na rede, como popularmente são chamadas de ligações fraudadas.
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De acordo com a Elektro, os bairros com maior número de fraudes identificadas no decorrer deste ano foram: Jardim Novo II, Parque Cidade Nova e Chácara Pantanal do Engenho Velho.
Os cálculos apontam que a distribuidora recuperou o mais de 847 mil de kWh, o que é possível abastecer 4.200 residências por um mês, o que equivale ao abastecimento de um município de Santo Antonio de Posse (SP) durante seis dias.
A Neoenergia Elektro segue com as ações de combate ao furto de energia nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Só nos primeiros nove meses do ano, a distribuidora recuperou 46,8 milhões de kWh, o suficiente para abastecer, por exemplo, toda a população da cidade de Campos do Jordão pelo período de 133 dias.
Para se chegar a essa marca, foram realizadas mais de 53 mil atuações de prevenção e combate aos desvios de energia, como: 20 mil fiscalizações, 32 mil substituições de medidores e a regularização de 1.000 clientes clandestinos.
Esses resultados foram alcançados, principalmente, pelo uso de tecnologias, como a instalação de sensores na rede elétrica e pelo uso de inteligência interna para cruzamento de dados.
Além disso, a população também vem se conscientizando quanto aos riscos do furto de energia e quanto aos prejuízos que essa prática causa.
Para os próximos três meses, a empresa intensificará as ações de campo com o foco no combate ao furto de energia.
Os desvios de energia prejudicam todos os clientes, já que promovem modificações inapropriadas na rede, trazendo riscos à vida, e parte do valor da energia furtada acaba sendo pago entre todos os consumidores.
Por isso, a Neoenergia Elektro reforça a importância de denunciar fraudes. As denúncias são feitas, de forma anônima, na central de atendimento, pelo 0800 701 01 02.