O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu no final da tarde desta segunda-feira (13) nota ampliando o alerta de ‘grande perigo’ por causa das temperaturas acima da média para 15 estados e o Distrito Federal para até sexta-feira (17).
De modo geral, um alerta vermelho, segundo o Inmet, é emitido quando é esperado um fenômeno meteorológico de “intensidade excepcional, com grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana”.
Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram
Assim, a orientação é para que as pessoas bebam bastante líquido, não façam atividades físicas, evitem exposição ao sol em horários mais quentes do dia, usem hidratante para pele e umidifiquem o ambiente.
Além da elevação das temperaturas, o órgão aponta a diminuição da umidade relativa do ar, o que pode levar a problemas respiratórios, ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz, como outro fator de risco.
O Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil do Estado aponta que para região de Campina, onde Mogi Guaçu e as demais cidades da Baixa Mogiana estão inseridas, a previsão para esta terça-feira (14) é de máximas de 38°C e sensação térmica de 40°C, com umidade do ar em 25%.
Na tarde desta segunda-feira relógio que também aponta a temperatura instalado na Avenida 9 de Abril, na área central, chegou a registrar a máxima de 44ºC. Cerca de cinco graus a mais do que o Ciiagro (Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas) registrou oficialmente na cidade (38,9ºC).
Segundo meteorologistas, a diferença ocorre em razão da composição do material em que os equipamentos de rua são confeccionados, normalmente chapas de ferro. A retenção do calor nos compartimentos faz com que normalmente a diferença ocorra.
Outro fator apontado é a falta de calibração, já que a temperatura indicada nos equipamentos de rua tem caráter apenas demonstrativo e não integram a rede oficial que oferece os parâmetros para pesquisas e levantamentos históricos.