O centro cirúrgico do Hospital Municipal ‘Dr. Tabajara Ramos’ realizou neste dia 9 de novembro a primeira cirurgia de artroplastia de ombro, conhecida popularmente como implante de prótese.
O procedimento que até então era realizado na Santa Casa de Mogi Guaçu passa a ser retomado na unidade municipal depois de oito anos.
Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram
Até aqui, quatro cirurgias já foram realizadas e a estimativa da superintendência da unidade de que até três cirurgias do tipo sejam realizadas por semana no local.
Outros 11 pacientes concluíram avaliação e exames pré-operatórios para dar sequência à fila de atendimento.
“Como essa é uma demanda antiga, estamos refazendo o processo de triagem clínica para o agendamento. Mais de 100 moradores já foram avaliados e farão exames de ultrassonografia para que seja avaliada a necessidade de cirurgia”, explicou a superintendente Kelly Cristina Camilotti Cavalheiro. Segundo ela, a fila, desde 2015, pode chegar a 500 pacientes.
O procedimento foi objeto de emenda impositiva no valor de R$ 100 mil encaminhada pelo vereador Dr. Fernandinho Marcondes (MDB).
O valor se soma a emendas parlamentares dos deputados Rafa Zimbaldi e Caruso, já pagas ao município.
Outra emenda, de R$ 90 mil, destinada pelo vereador licenciado e atual secretário municipal de Saúde, Luciano Firmino Vieira, para medicamentos e cirurgias, deve reforçar o investimento.