Conforme os institutos meteorológicos e a própria Defesa Civil já vinham antecipando, a chegada de uma frente fria já mudou a cara do clima em Mogi Guaçu e todas as demais cidades da região.
Esta quinta-feira (23) já amanheceu com céu encoberto e pancadas de chuva sendo registradas em praticamente todos os bairros. Elas começaram ainda na madrugada e prometem seguir ocorrendo a qualquer hora do dia, com intensidade moderada.
Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram
De acordo com o Instituto ClimaTempo, o acumulado desta quinta poderá chegar aos 45 milímetros, prometendo melhorar a qualidade do ar, porém ainda não aliviando o calor, com temperaturas máximas esperadas para 31ºC.
O alívio do calor em razão do avanço da frente fria só deve ocorrer nesta sexta-feira (24), quando os termômetros prometem não passar dos 27ºC.
Em relação às chuvas, a tendência é de que ela seja menos volumosa, mas ainda atingindo níveis significativos, com acumulado de 25 milímetros.
No sábado (25), as pancadas devem ser menos intensas, com 10 milímetros esperados para todo o dia e temperaturas caindo ainda mais, variando entre 16ºC e 24ºC no decorrer do dia.
Para domingo (26), as previsões são de chuvas não indo além dos 8 milímetros e temperaturas retomando a tendência de elevação, com máxima de 28ºC sendo registrada.
Em razão da possibilidade de acumulados acima do normal, a Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta à população.
Segundo o órgão, a região de Campinas (SP), onde Mogi Guaçu e as demais cidades da região de Baixa Mogiana estão inseridas, poderão ter chuvas classificadas como severas, com acumulado que em alguns pontos podem passar dos 125 milímetros.
Por isso, a orientação é para que a população evite área de risco e qualquer emergência acione a própria Defesa Civil pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros através do 193.