Autarquia chegou a apelar para a compra de água para recompor os reservatórios - Fotos: Divulgação
publicidade

Segundo o SAMAE (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto), os problemas com o abastecimento de água que vem gerando uma série de críticas ao longo dos últimos dias foram completamente sanados na manhã desta quinta-feira (16).

A informação foi divulgada pela autarquia municipal via nota divulgada no início da tarde e ratificada pelo prefeito Rodrigo Falsetti (PSD) através de publicação feita em suas redes sociais.

Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram

“Fui informado hoje cedo de que o abastecimento de água já está sendo normalizado nos bairros da Zona Leste, os mais afetados pela redução de nível dos reservatórios da cidade”, destacou o chefe do Executivo.

Problemas de interrupção no abastecimento vêm sendo registrado em um volume muito acima no normal desde o início desta semana, com moradores de vários bairros relatando torneiras secas.

A falta de água obrigou inclusiva a suspensão das aulas em algumas unidades escolares do município.

De acordo com o SAMAE, os problemas foram decorrentes do aumento significativo do consumo em razão das altas temperaturas, o que provocou uma redução do nível dos reservatórios que atendem algumas regiões da cidade.

Ainda segundo a autarquia, as estações de tratamento de água vinham operando em sua capacidade plena.

Para tentar amenizar os impactos do consumo anormal, o SAMAE chegou a apelar para a compra de água tratada para abastecer os reservatórios e garantir água nas torneiras de parte dos usuários afetados com a falta de água.

A empresa informou ainda que localidades que voltem a registrar problemas devem entrar em contato pelo telefone 0800 010 2028 e relatar os problemas para que as medidas necessárias sejam adotadas.

Falsetti pontuou que as equipes têm atuado para efetuar ao monitoramento e medidas emergenciais foram adotadas enquanto uma solução definitiva está sendo avaliada.

“Levamos as estações de tratamento a operarem no limite, colocamos o time na rua para monitorar os pontos mais atingidos e caminhões-pipa para auxiliarem na recomposição dos reservatórios. Não é um problema simples, que se resolve de imediato. Outros municípios da região lamentavelmente enfrentaram nos últimos dias dificuldades semelhantes. Mas estamos e seguiremos empenhados para que a situação permaneça regularizada”, afirmou o prefeito.