
O pleito que já vinha seguindo há meses teve mais um passo importante neste sábado (25) a aprovação da entrada de Mogi Guaçu, Mogi Mirim e Itapira na RMC (Região Metropolitana de Campinas) por parte do Conselho de Desenvolvimento do órgão.
O ingresso dos três município da Baixa Mogiana foi autorizado pelos conselheiros durante a reunião do grupo realizada em Jaguariúna (SP).
Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram
A medida é o penúltimo passo para que as três cidades passem a compor a RMC, ficando agora apenas o aval por parte da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo).
Pelos trâmites legais, o Conselho de Desenvolvimento da RMC deve notificar o Executivo Estadual sobre a aprovação, solicitando que o Projeto de Lei Complementar seja encaminhado para votação dos deputados paulistas.
A expectativa é de que a proposta seja apresentada e votada no início do próximo ano. A votação também deverá ocorrer sem entraves.
Assim que formalizado o ingresso guaçuano, mogimiriano e itapirense, a RMC passará a contar com um total de 23 municípios e verá sua população estimada saltar dos atuais cerca de 3,2 milhões de habitante para pouco mais de 3,5 milhões.
A Região Metropolitana de Campinas foi criada em 2000 e atualmente é composta pelas cidades de Americana, Artur Nogueira, Campinas, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Jaguariúna, Monte Mor, Morungaba, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Santa Bárbara d’Oeste, Santo Antônio de Posse, Sumaré, Valinhos e Vinhedo.