Após o temporal que causou diversos transtornos no município no início deste mês e a incidência com maior frequência de ondas de calor, o Comitê de Enfrentamento aos Eventos Climáticos já estabelecido pela Prefeitura de Mogi Guaçu deverá passar por ajustes para seu aprimoramento.
O grupo que tem entre as incumbências definir ações preventivas em situações extremas e atuar emergencialmente em situações urgentes teve seu primeiro passo dado para o reforço nas atuações nesta quarta-feira (22), com seus membros se reunindo na sala de reuniões da Câmara Municipal.
Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram
Além de representantes da Defesa Civil e da SAAMA (Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente), o encontrou também mobilizou membros da SOM (Secretaria de Obras e Mobilidade), Governo, Segurança, Serviços Municipais, Comunicação, SAMAE (Serviço Municipal Autônomo e Água e Esgoto) e da Ouvidoria Municipal.
“Estamos mobilizados para minimizar, reduzir ao máximo os impactos dessas emergências climáticas, tempestades e ventanias fortes, pois nossa meta é deixarmos as equipes prontas para agir de forma assertiva”, comentou Ivan Pinheiro, secretário de Governo.
Entre outras incumbências, o Comitê irá estabelecer uma programação com ações e informações preventivas e mobilizar todas as Secretarias Municipais e órgãos participantes de forma imediata e coordenada para o atendimento imediato de qualquer fenômeno climático extremo.
Mogi Guaçu possui um Plano de Contingência com o objetivo de estabelecer procedimentos de mobilização e de comunicação das equipes, nos eventos naturais, com foco na redução de impacto negativo causado por desastres e no restabelecimento dos serviços à população.
“Sabendo das demandas e das dificuldades de cada Secretaria Municipal nós vamos formular o planejamento operacional para criarmos o Comitê de Crise e, assim, colocar em prática as ações desde as de prevenção quanto nos casos de acionamento das equipes”, explicou Paulo Henrique da Silva Gomes, secretário de Segurança.
As ações práticas do Comitê visam enfrentamento de períodos com eventos climáticos, entre eles, tempestades e chuvas com raios e granizo.
A Defesa Civil terá um canal exclusivo de comunicação direta com as demais equipes, a fim de agilizar o fluxo de informação entre órgãos e, com isso, atender a população de forma otimizada em cenário climático com risco de danos.