Estratégias têm como foco a conscientização das crianças sobre a importância das vacinas em dia - Fotos: Divulgação
publicidade

Com o sinal de alerta ligado em relação a baixa adesão das crianças e adolescentes locais na Campanha Nacional de Multivacinação, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou em parceria com a Secretaria de Educação uma ação para chamar a atenção do público-alvo para a importância de manter o cronograma de vacinas em dia.

As estratégias já foram definidas e as primeiras ações iniciadas, com visitas nas escolas da rede municipal.

Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram

Na tarde da quarta-feira (25) a ação foi realizada na EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil) Integral Hermínio Zanco, no Jardim Santo André, com os mascotes símbolo da vacinação no país, Zé Gotinha e Maria Gotinha, passando na unidade para interagir com os alunos e chamar a atenção da garotada para a necessidade de seus pais ou responsáveis leva-los para se vacinar.

O prefeito Rodrigo Falsetti (PSD) e outras autoridades locais também prestigiaram esta primeira atividade.

Nesta quinta-feira (26) o trabalho acontece nas EMEI Francisca de Lima, na Vila São Carlos, e pelos próximos dias outras unidades estarão sando alvo da mesma atividade, aproveitando o roteiro de entrega de uniformes aos alunos.

De acordo com o balanço atualizado da cobertura vacinal divulgado pela Secretaria de Saúde, foram aplicadas em Mogi Guaçu um total de 3.025 crianças e adolescentes foram vacinados dentro da Campanha.

Até aqui, 1.017 doses foram em crianças menores de um ano de idade; 629 doses em crianças entre 1 e 4 anos e 194 doses no grupo de crianças de 5 a 8 anos.

Na faixa etária de 9 a 15 anos de idade foram 1.185 aplicações, sendo 524 contra HPV, 223 de Meningo ACWY e 438 doses de vacinas de rotina.

As vacinas da Campanha de Multivacinação protegem contra doenças como, por exemplo, Hepatite B, HPV, tuberculose, paralisia infantil, febre amarela, tétano, sarampo, caxumba e rubéola. Por isso, a importância da vacinação e da atualização das carteirinhas de vacinação.

Não é necessário agendamento. A pessoa deve procurar a unidade de Saúde mais próxima de sua residência.

A coordenadora das unidades de Saúde, Cristina Aparecida David, comentou que antes do início da pandemia da Covid-19 já era observado um período de declínio nas coberturas vacinais tanto no Brasil quanto em outros países. “Para enfrentar essa situação, o Ministério da Saúde propõe o microplanejamento das atividades de vacinação com metas e ações a serem desenvolvidas a longo prazo”, disse.

Por meio das ações de microplanejamento, o objetivo, segundo Cristina, é de atingir a alta qualidade dessas atividades realizadas. “Seja no programa de rotina, na intensificação das estratégias de campanha, com varreduras ou vacinação casa a casa e, tudo isso, para garantir a alta performance das equipes de vacinação e, principalmente, para recuperar as altas e homogenias taxas de coberturas vacinais e do controle das doenças”, ressaltou.

A Campanha continua até o dia e 31 de outubro nas 21 unidades de saúde da rede municipal. Em seis postos, o atendimento está acontecendo em horário especial das 16h00 às 19h00: Chácaras Alvorada, Martinho Prado Júnior, Centro de Saúde, Ypê II, Zona Norte e Santa Terezinha.

A Campanha de Multivacinação oferece vacinas para bebês, crianças e adolescentes com idade até 15 anos. No local de vacinação, a equipe de saúde vai checar a caderneta de cada um e aplicar somente os imunizantes que a criança ou o adolescente precisa tomar, de acordo com a idade e o número de doses recomendadas.

Para vacinar, os menores devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis, portando cartão SUS e a carteira de vacinação, para que um profissional avalie quais doses precisarão ser aplicadas.