Solicitação precisa ser feita pelos canais digitais do Siga Antenado - Foto: Tânia Rego/Ag.Brasil
publicidade

O governo do estado de São Paulo está reforçando a divulgação da campanha de troca das antenas parabólicas tradicionais pelas digitais por meio do programa Siga Antenado.

Na região da Baixa Mogiana, o projeto está em vigor em Mogi Guaçu, Mogi Mirim e Estiva Gerbi, com as famílias beneficiadas podendo solicitar a substituição via o site oficial do programa ou pelo telefone 0800-729-2404.

Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram

Para ter direito a troca gratuita é necessário que a pessoa seja beneficiária de algum programa social do Governo Federal e registrada no Cadastro Único; e possuir uma parabólica convencional com sinal ativo.

Os novos equipamentos são oferecidos pela Siga Antenado, organização sem fins lucrativos criada – por determinação da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) – pelas operadoras que ganharam a concessão do 5G, para acelerar o processo de troca das parabólicas.

Em todo o estado de São Paulo, são 320 municípios com o programa em vigor e as trocas sendo realizadas. No site do Siga Antenado é possível efetuar a consulta para saber se o cidadão tem direito ou não.

O trabalho segue a linha adotada no primeiro semestre, quando a InvestSP passou a realizar reuniões e eventos para orientar prefeituras e câmaras municipais sobre a necessidade de atualizar a “lei das antenas”.

Esse é um passo fundamental para que as operadoras saibam onde as antenas do 5G podem ser instaladas e invistam na infraestrutura da tecnologia. Do fim do ano passado pra cá, o total de cidades paulistas com leis atualizadas subiu de 61 para 204, aponta levantamento da InvestSP.

A previsão é que o sinal das parabólicas comuns seja desativado em dezembro de 2024.

A InvestSP vai incentivar e apoiar prefeituras na realização de campanhas em espaços públicos para informar o cidadão sobre a necessidade da troca das antenas parabólicas tradicionais, que pode ser feita gratuitamente nas 320 cidades paulistas onde a ativação do 5G já foi liberada pela Anatel.