Um cão e uma calopsita foram resgatados na tarde desta segunda-feira (09) após terem sido abandonados em uma residência localizada no Jardim Sakaida.
O resgate dos animais ocorreu após denúncia feita por vizinhos, com a Secretaria Municipal de Bem-estar Animal solicitado acompanhamento da GCM (Guarda Civil Municipal) para averiguação do caso.
Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram
Ao se dirigirem até o endereço indicado, o secretário municipal Claudinei da Silveira Rodrigues, o comandante da GCM Elzio Romualdo e o guarda municipal Vedovato encontraram o imóvel fechado e o cão abandonado no quintal com fezes e sem a oferta de alimento e água.
Vizinhos relataram que a casa se encontrava vazia a cerca de duas semanas, com o casal que residia no local se desentendendo e ambos deixando o imóvel.
Com a necessidade de resgatar o cão, os agentes entraram na residência e verificaram que além de desidratado e desnutrido, o cachorro ainda apresentava uma grande quantidade de carrapatos e feridas pelo corpo.
Também foram encontradas seis gaiolas no imóvel, com quatro delas tendo pássaros em seu interior e apenas um deles ainda resistindo vivo.
Entre as aves mortas estava um cardeal e um trinca-ferro. A terceira não foi identificada em razão do seu estado de decomposição.
O único pássaro vivo, uma calopsita, se encontrava em um viveiro, também sem a oferta de alimento e água. Ela e o cachorro foram encaminhados para atendimento veterinário, recebendo água e alimentação para que posteriormente os demais cuidados necessários sejam adotados.
A Polícia Civil foi acionada e peritos da Polícia Científica estiveram na residência colhendo as evidências necessárias e recolhendo as aves mortas. Uma delas apresentava anilha de identificação e poderá auxiliar as investigações em busca de rastrear sua origem.
O caso foi registrado junto à CPJ (Central de Polícia Judiciária), com a Polícia Civil devendo instaurar o inquérito para apurar as responsabilidades e, conforme os desdobramentos, indiciar o casal.