O Sesc (Serviço Social do Comércio) confirmou Mogi Guaçu no roteiro da edição 2023 do Circuito Sesc de Artes prometendo um dia repleto de atividades culturais gratuitas.
A caravana cultural com oficinas, apresentações musicais e exibição de filmes, entre outras atrações, desembarcará no Parque Prefeito Orlando Chiarelli, o Parque dos Ingás, no dia 21 (sábado) a partir das 16h00.
Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram
Além de toda a estrutura para as atividades, o local ainda contará com uma praça de alimentação.
Mogi Guaçu está inserida no Roteiro 5, que inclui outras cidades do interior paulista e prevê a realização de uma oficina de construção de insetos gigantes em madeira; cinema em realidade virtual: Amazônia viva; contação de histórias: Brincando com os Kariris-Xocós; DJ Simoníssima; show com o grupo Pastoras do Rosário; e o espetáculo Gigantes Modernistas.
Realizado desde 2008, o circuito é promovido pelo Sesc São Paulo em parceria com as Prefeituras e Sindicatos do Comércio. O projeto acontece ao longo de seis finais de semana, entre os dias 21 de outubro e 26 de novembro, em ruas, praças e parques de 123 cidades paulistas.
A programação completa oferece 75 oficinas gratuitas, envolvendo 400 artistas das áreas de artes visuais, tecnologias, cinema, circo, dança, literatura, música e teatro para públicos de todas as idades.
Confira as atrações que estarão em Mogi Guaçu:
- Construção de insetos gigantes em madeira arte no quintal: concebido pela arte-educadora Danny Leite, no qual a partir de brincadeiras com peças de madeira, as crianças aprendem sobre o ciclo dos insetos e suas importâncias na natureza.
- Cinema em realidade virtual: o público acompanhará o filme Amazônia Viva, em realidade aumentada com o uso de óculos e fones de ouvido especiais, e viajará ao coração da floresta para entender a importância da preservação do local.
- Brincando com os Kariris-Xocós: nesta oficina, serão apresentados contos, cantos e poesias por meio de teatros, números de música e dança, produzido por autores indígenas. Além disso, este encontro o público embarca em um mundo desconhecido e interessante que mostra o dia a dia dos kariri-xocó, povo historicamente originário de Alagoas.
- Gigantes modernistas: Com grandes bonecos divertidos, estruturas infláveis, e passos de dança, a companhia Pia Fraus apresenta obras e artistas do movimento modernista brasileiro.
- Pastoras do Rosário: formado por oito mulheres pretas e idosas, o grupo coral Pastoras do Rosário surgiu em torno da Comunidade do Rosário dos Homens Pretos da Penha de França, mostram um repertório com sambas das décadas de 90 e 2000.
- Dj Simoníssima: a educadora e pesquisadora, Simoníssima vai tocar ritmos brasileiros, como samba, coco, carimbó, lambada, frevo e baião, que integram uma seleção musical que representa diversas partes do país.