Apesar climatológicamente o Inverno já não estar mais atuando, oficialmente a Primavera começa às 3h50 deste sábado (23), perdurando até 22 de dezembro.
E, segundo as projeções meteorológicas, os últimos dias já deram o tom do que será a nova estação, com termômetros registrando temperaturas acima da média e a incidência de chuvas com incidência menor que o normal.
Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram
De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), em São Paulo, sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro, existe a tendência de retorno das chuvas mais regulares a partir do mês de novembro.
Já em relação às temperaturas, elas tendem a permanecer acima da média nos estados do Sudeste ao longo de toda a Primavera.
Em razão da influência do El Niño, não estão descartadas a ocorrência de chuvas pontualmente fortes, o que exigirá atenção das autoridades e dos moradores de área de risco.
De acordo com os meteorologistas o fenômeno que provoca o aquecimento das águas do Oceano Pacífico terá sua influência mais severa na Primavera Brasileira desde 2015. A tendência é que ao longo dos próximos meses seus efeitos sobre o clima se tornem ainda mais acentuado.
Neste princípio de Primavera, os dias terão aproximadamente a mesma duração das noites, e no Hemisfério Sul, os dias vão ficando cada vez maiores enquanto as noites cada vez menores. A condição segue se mantendo até o dia com maior presença do Sol no ano, que ocorre no início do Verão.