A equipe responsável pela Fazenda Campininha anunciou na última semana o primeiro registro oficial de um lagarto da espécie papa-vento dentro da sua área.
O anúncio do flagrante da presença do animal na unidade de conservação guaçuana foi divulgado através das redes sociais.
Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram
Segundo a publicação, ele foi avistado por uma das equipes de bombeiros civis que atuam no local, durante os trabalhos de monitoramento dos pontos estratégicos para prevenção de focos de incêndio na vegetação.
Os profissionais notaram o réptil também conhecido popularmente lagarto-preguiça, camaleão-falso e lagarto-cego por encontrado próximo a uma das estradas de terra que cortam os mais de 4,5 mil hectares da propriedade.
Após o registro da presença, os bombeiros efetuaram a soltura do animal, seguindo os protocolos definidos neste tipo de situação.
No Brasil, a espécie é comumente encontrada em biomas como Cerrado e Caatinga. E exatamente pelo fato de a Campininha ter uma característica do Cerrado é que o papa-vento possa ter encontrado no local condições para se fixar na unidade.
Com hábitos diurnos, ele tem entre suas características permanecer imóvel por longos períodos como estratégia de camuflagem tanto para caça de insetos quanto para se proteger de predadores.
Com o registro oficial feito, a espécie se junta às demais já catalogadas no Plano de Manejo da unidade, inclusive algumas ameaçadas, como lobo-guará, onça-parda, tamanduá-bandeira, gavião-belo, perdiz.