O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu classificando como de ‘Grande Perigo’ a onda de calor que vem sendo registrada nos municípios do interior de São Paulo.
O boletim coloca o estado em situação vermelha, nível máximo dentro das classificações do órgão, válido até o final da tarde de domingo (24).
Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram
Advertência semelhante já havia sido realizada pela Defesa Civil do Estado de São Paulo, alertando a população para que adote medidas para amenizar os efeitos do calor acima da média e dos baixos índices de umidade relativa do ar.
Além disso, também estão sendo reforçadas as advertências para os cuidados com o risco de incêndio. A combinação calor e baixa umidade faz aumentar as chances de propagação de fogo em vegetação, o que compromete tanto o meio ambiente quanto as condições do ar.
Segundo o Ciiagro (Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas), desde domingo (17), Mogi Guaçu registrou por três dias temperaturas máximas acima dos 35ºC. Nesta quarta-feira (20), os termômetros chegaram aos 34,8ºC e a umidade relativa do despencou para 30%.
O Inmet aponta que nesta quinta-feira (21), as temperaturas máximas no município possam alcançar os 38ºC e a umidade relativa do ar bater os 20%.