Um evento realizado no Teatro Tupec, no Centro Cultura José Fantinatto, marcou na manhã desta quinta-feira (21) o lançamento oficial do Programa Guaçu Digital.
O projeto de responsabilidade da Secretaria Municipal de Tecnologia e Inovação tem como principal proposta agilizar a tramitação de documentos entre as diferentes secretarias e departamentos Prefeitura, além de possibilitar o acompanhamento em tempo real dos trâmites por parte do cidadão.
Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram
Conforme explicou o secretário de Tecnologia e Inovação, Josimar Cerqueira, a implementação será realizada gradualmente, com as primeiras fases já iniciadas e perspectiva de que 100% dos trâmites possíveis estejam integrados ao Programa até junho do próximo ano.
“É um dia histórico para Mogi Guaçu. É uma virada de chave. Agradeço ao prefeito e ao vice-prefeito por serem gestores e apoiarem um projeto tão importante quanto esse. A partir de junho de 2024, prevemos que tudo o que precisa ser protocolado na Prefeitura seja de forma digital. Investir em sistema virtual e digital torna o custo bem mais barato, além de diminuir o impacto ambiental”, destacou Cerqueira.
A implantação do programa Guaçu Digital, que consiste em um sistema de documentos e processos administrativos totalmente digital e integrado, vai possibilitar aos cidadãos que acompanhem os processos feitos ao Executivo por meio eletrônico (computador, celular, etc), dando agilidade e praticidade ao contribuinte sem a necessidade de comparecer ao Paço Municipal.
A iniciativa vai gerar economia aos cofres públicos com a redução de papel e toner para impressão, além de demandas do dia a dia administrativo.
De acordo com a pasta, desde final de agosto já são 2mil processos digitalizados, o que significa uma economia de 90 mil folhas e nove árvores deixaram de virar papel. Ao ano, a Prefeitura movimenta 20 mil processos e a previsão é de que esse número cresça ainda mais com os processos digitais.
O prefeito Rodrigo Falsetti (PSD) acompanhou a apresentação e salientou que a mudança da cultura analógica para a digital era uma demanda do seu plano de governo e a Administração Pública guaçuana segue um caminho natural rumo à modernização administrativa.
“Criamos a Secretaria de Tecnologia porque Mogi Guaçu era atrasada nesse quesito. Não tínhamos nem monitoramento, que agora é uma realidade, assim como o Guaçu Digital, pois estamos investindo em tecnologia e temos tudo para sermos modelo para as demais cidades”, comentou.