Cronograma de visitas seguirá até meados do mês de novembro - Fotos: Divulgação
publicidade

Desde terça-feira (12), alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da rede municipal têm cumprido um cronograma de visitas ao LEVA (Local de Entrega Voluntária Assistido), instalado no estacionamento do Centro Cultural José Fantinato, localizado na Avenida dos Trabalhadores, 2.651, n o Jardim Camargo, e à sede da Associação Cooper 3Rs, no Jardim Esplanada.

Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram

As visitas seguirão até meados de novembro, dentro do Projeto Recicla Guaçu, desenvolvido em parceria pela Secretarias Municipais de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, da Educação e da Cooper 3Rs e da empresa Sylvamo do Brasil.

A iniciativa tem como foco promover o engajamento das crianças e jovens da rede municipal de ensino nas atividades de educação ambiental e destacar a importância do Projeto Recicla Guaçu.

As turmas seguirão um roteiro com duas horas de duração em dias pré-determinados, no período da manhã e da tarde, conhecendo de perto tanto o ponto de entrega voluntária de material reciclável como o trabalho desenvolvido pela Cooper 3Rs que dá destinação adequada ao material coletado no município.

A administradora dos CEIs (Centros de Educação Infantil), Danielle Cristina Ferreira Mariano, reforçou que o objetivo é informar e sensibilizar os estudantes por meio de vivências sobre os problemas e possíveis soluções sustentáveis para preservação do meio ambiente. “Os alunos aprenderão sobre a coleta, triagem, prensagem e destinação adequada do lixo. Através dessa ação, espera-se que os estudantes sejam capazes de atuar como indivíduos críticos que participam das decisões sobre seus futuros”, completou.

A visitação das escolas ao Projeto segue uma habilidade descrita no Currículo Paulista, um referencial curricular do Governo do Estado de São Paulo, tendo como finalidade propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da comunidade e/ou da cidade, com base na análise de ações de consumo consciente e de sustentabilidade bem-sucedidas.

O container está em operação no município desde o mês de junho e conta com uma equipe de educadores ambientais da Cooperativa Cooper 3Rs e cestos para o descarte de materiais recicláveis, que pode ser realizado de segunda à sexta-feira, das 8h00 às 18h00.

Para o descarte, estão disponíveis no local cestos de vidro, metal, papel, plástico, alumínio e eletrônicos. Os dois educadores ambientais da Cooper 3Rs conversam com a população e explicam sobre a forma correta de descarte dos materiais recicláveis, sobre a importância do ato e o que pode ser reciclado.