Estimativa é realizar até 20 procedimentos por mês na unidade - Foto: Divulgação
publicidade

A partir do mês de outubro, o centro cirúrgico do Hospital Municipal ‘Dr. Tabajara Ramos’ irá incorporar no seu rol de procedimentos cirurgias de eletivas de ombros.

O anúncio foi feito pela Secretaria Municipal de Saúde nesta segunda-feira (04), justificando a medida como necessária em razão do aumento da demanda deste tipo de procedimento entre os usuários da Rede Municipal de Saúde.

Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram

Segundo a pasta, com o crescimento das necessidades de intervenções cirúrgicas nos pacientes locais, o número de viagens para os municípios da região tem crescido na mesma proporção.

A expectativa inicial é de que sejam realizados entre 16 e 20 procedimentos mensais.

O secretário municipal de Saúde, Luciano Firmino Vieira, comentou que o procedimento é importante para a qualidade de vida das pessoas que sofrem com problemas nos ombros.

“Temos como meta diminuir a lista de demanda para este tipo de serviço de média complexidade. De qualquer forma, o Hospital Municipal está à altura para realizar esse trabalho, porque o centro cirúrgico está bem equipado e, por isso, iremos encaixar essas cirurgias ortopédicas”, disse.

Entretanto, há um fluxo para o atendimento com cerca de 100 pessoas na lista de espera pelo serviço. Inicialmente, para passar pela cirurgia, serão atendidos os pacientes avaliados pelo CEM (Centro de Especialidades Médicas) e que obtiveram indicação profissional.

“Inicialmente, 100 pacientes serão abordados, porém, pode haver a continuidade na medida em que o projeto for evoluindo. É mais uma especialidade para tentarmos zerar a fila do município e a importância de o Hospital Municipal em poder realizar essas cirurgias que será mais uma maneira de ajudar a população”, destacou.