
Como parte das atividades desenvolvidas dentro do Agosto Laranja, mês voltado a conscientização e discussão em relação à Esclerose Múltipla, a Câmara Municipal abriu na quarta-feira (30) um encontro para debates em torno da doença.
O encontro realizado no plenário da Casa contou com a presença do neurocirurgião e presidente da Polem (Associação de Apoio às Pessoas com Lesão Medular) de Mogi Guaçu, José Eduardo Lopes, representantes do Executivo e do vereador Raphael de Godoy Locatelli (Cidadania), autor do projeto de lei que instituiu o mês de conscientização sobre a doença.
Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram
No decorrer das conversas, o médico frisou a necessidade se atentar para toda questão psicossocial que uma pessoa diagnosticada com a doença precisa enfrentar. “O objetivo do tratamento tem que ser cuidar da pessoa, e não somente tratar da doença”, enfatizou.
O vice-prefeito Major Marcos Tuckumantel também esteve presente no encontro e garantiu que a administração do prefeito, Rodrigo Falsetti, trata a questão da saúde da população de forma séria. “A administração municipal está aberta a essa discussão (sobre tratamentos para esclerose múltipla), a rede está a disposição para atender a comunidade”, pontuou.
Duas mulheres portadores de Esclerose Múltipla e alunas do curso de enfermagem da Faculdade Municipal Professor Franco Montoro também estiveram presentes acompanhando e pontuando seus pontos de vista a respeito do tema.
Para o autor do projeto de lei que fixou o Agosto Laranja dentro do calendário municipal, possibilitar a discussão em torno do assunto é fundamental para melhorar a condição das pessoas diagnosticadas com a doença. “Abrir esses diálogos e espaços para a discussão são de muita relevância para podermos pensar em políticas públicas voltadas para as pessoas que sofrem com a esclerose múltipla”, destacou Locatelli.