Uma cerimônia que contou com a presença de autoridades guaçuanas, representantes de diversas cidades da região, lideranças políticas e do comando da PM (Polícia Militar) marcou na manhã desta quinta-feira (14) o início oficial das obras da sede própria do 26º BPM/I (Batalhão de Polícia Militar do Interior).
O projeto orçado em mais de R$ 10 milhões será custeado pelo Estado, através da SSP (Secretaria de Segurança Pública). A construção que já vinha sendo pleiteada há mais de 20 anos se encontrava parada em razão de um processo judicial aberto por uma das empresas participantes do processo licitatório, teve seu início anunciado recentemente pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), durante entrega das obras de recuperação da Rodovia Carmen Ruette de Oliveira (SPI-177/342).
Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram
O evento foi realizado no local das obras, na área de cerca de 5 mil metros quadrados paralela à Praça Cristóvam Lopes, no Jardim Novo II.
Durante a cerimônia, o prefeito Rodrigo Falsetti (PSD) destacou a série de conquistas que o Município vem obtendo junto ao governo estadual e afirmou que elas são fruto respeito que Mogi Guaçu tem tido por parte do Estado. “Quando assumimos o Major (Tuckumantel) falou comigo sobre a importância da nova sede do Batalhão para nossa cidade e para a região. Agora a Polícia Militar terá um local que poderá unificar todas suas ações. Quem vai ganhar é a nossa Mogi Guaçu, a nossa região, que está sendo cada vez mais respeitada pelo governo do estado de São Paulo. Antes não tinha um prefeito que brigava com o governador e eu comecei a brigar porque Mogi Guaçu e a nossa região paga muitos impostos para o Estado e comecei a brigar, uma briga sadia, por melhorias. E começaram a mandar cada vez mais recursos para a nossa cidade”, ressaltou.
Já o vice-prefeito, Major Marcos Tuckumantel (PSDB), classificou a construção da nova sede do Batalhão da PM como resultado de um trabalho e empenho de diversas pessoas para, enfim, tornar concreto um projeto que já existia desde o ano 2.000. “Foram 23 anos de muitas conversas, reuniões e pedidos até que chegássemos ao momento de, enfim, ver esta nova sede se concretizar. Muita gente trabalhou em favor disto e, graças ao apoio do prefeito Rodrigo (Falsetti) nos últimos dois anos nos empenhamos muito para que pudéssemos superar todos os obstáculos”, frisou o ex-comandante do batalhão que atende Mogi Guaçu e outras sete cidades da região – Estiva Gerbi, Holambra, Itapira, Jaguariúna, Mogi Mirim, Pedreira e Santo Antônio de Posse.
O deputado Barros Munhoz (PSDB) também marcou presença no ato e, além de lembrar das diversas reuniões realizadas para viabilizar a construção, disse que a construção da sede própria do 26º BPM/I simboliza a valorização da Polícia Militar e do trabalho que ela desenvolve. “Nós precisamos valorizar aqueles que precisam do nosso incentivo, do nosso apoio e da nossa solidariedade, mais do que nunca no nosso país hoje, que é a Polícia Militar. Vejam o que está acontecendo no nosso país e no mundo, nós temos muitas coisas graves acontecendo no mundo, mas acho que a pior de todas, a peste mais problemática é a droga. Origem da criminalidade e de todos os males”, pontuou o deputado.
Representando o comando da PM, o tenente-coronel Antônio Roberto Catossi Junior, comandante do 26º Batalhão, enalteceu a importância do novo espaço dentro de todas as atividades que envolvem a rotina do Batalhão em favor da população atendida por ele. “E eu chegando aqui depois de ser promovido a major em agosto de 2017, tenho a missão divina de conduzir e acompanhar a construção desta sede e pretendo, se Deus assim permitir, fazer a inauguração daqui menos de um ano”, afirmou.
A nova sede terá cerca de 3 mil metros quadrados de área construída e concentrará num único espaço a 1ª Cia da PM de Mogi Guaçu e a Cia de Força Tática, além da Unidade Integrada de Saúde, dependências administrativas, salas de instrução e uma academia.
A empresa responsável pela execução do projeto já iniciou a limpeza da área e a instalação do canteiro de obras. A expectativa é de que a construção seja finalizada até o final de 2024.