A Defesa Civil do Estado renovou nesta segunda-feira (25) o alerta para altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar para todo o estado de São Paulo e adverte a população para os cuidados com a saúde e o meio ambiente.
O comunicado foi feito no mesmo dia em que Mogi Guaçu voltou a registrar novo recorde de temperatura mais alta do ano, com as medições oficiais realizadas pelo Ciiagro (Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas) registrando 39,2ºC de máxima, entre às 15h00 e às 16h00.
Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram
Foi 0,8ºC mais quente do que a temperatura máxima de domingo (24), que já havia alcançado a marca de mais elevada do ano no município.
A umidade relativa do ar medida nesta segunda-feira também baixa, 27,7%, ligeiramente superior aos 26.08% de domingo.
O novo alerta emitido pela Defesa Civil é válido até esta quarta-feira (27), enquanto a forte massa de ar quente continuará elevando as temperaturas.
A tendência é de que as temperaturas caiam na quinta-feira (28), com a chegada de uma frente fria sobre o Estado. Na quarta à noite é possível que os ventos já mudem de direção e comece a virar o tempo.
Diante deste cenário, é recomendado manter constante hidratação, evitar exposição ao sol nos horários mais críticos, usar roupas leves, preferir alimentação com frutas e verduras, umidificar ambientes fechados e usar protetor solar.
Os riscos para incêndios florestais também aumentam. O mapa de risco de incêndio da Defesa Civil apontou nível de alerta para quase todo o Estado.