Primeira fase da Operação Rebote teve como foco os bairros da Zona Sul - Foto: Divulgação
publicidade

Resultado de conversas que já acontecendo há dias, a primeira etapa da ‘Operação Reboque – Ruas Limpas’ foi desencadeada na manhã desta terça-feira (26) pela GCM (Guarda Civil Municipal) e Polícia Civil.

O trabalho, que tem como objetivo recolher das vias públicas todo tipo de veículo que se encontre em condição de abandono, teve como primeiro foco a região da Zona Sul.

Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram

Nesta primeira incursão, as equipes efetuaram o recolhimento de sete veículos de diversos modelos, alguns com ausência de peças como rodas e componentes mecânicos e com a documentação em situação irregular. Entre os modelos guinchados estão Fusca, Kombi, Scort, Logus e Vectra.

Todos os veículos recolhidos foram encaminhados ao pátio credenciado, localizado na cidade de Jaguariúna (SP), onde os procedimentos administrativos e judiciais terão sequência.

Além do aspecto da mobilidade, já que alguns dos veículos vinham sendo mantidos nas calçadas e impedindo a passagem dos pedestres, o trabalho tem como objetivo manter a ordem pública e evitar a possível proliferação de doenças e insetos, como o mosquito Aedes Aegypti.

“Nosso comprometimento com a segurança e a ordem de nossa cidade é reiterado por ações como esta. Veículos abandonados não representam apenas uma degradação visual, mas também são potenciais focos de doenças e representam um risco para a segurança pública”, destacou o comandante da GCM guaçuana, Elzio Romualdo.

As novas fases da ‘Operação Reboque’ ainda não tiveram suas datas anunciadas, mas os focos deverão ser os bairros das zonas Leste e Norte.

Além do comando, a ação mobilizou os guardas municipais Juliana, Gisele, Lucas, Codogno e Silva, além de policiais civis da SIG (Serviço de Investigação geral) e da CPJ (Central de Polícia Judiciária).