Termômetros chegaram aos 33,9ºC na tarde desta quarta em Mogi Guaçu - Foto: GuaçuAgora
publicidade

Monitoramentos via satélite feito pelo CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da Defesa Civil do Estado, já havia incluído a região de Mogi Guaçu como propícias a incêndios em razão da tendência de altas temperaturas.

Com o município tendo termômetros próximos dos 34ºC na tarde desta quarta-feira (23), o estado de alerta foi confirmado pelo órgão, com orientação para que as autoridades redobrem a atenção em relação aos incêndios florestais.

Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram

Segundo as medições feitas pelo Ciiagro (Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas), o município chegou aos 33,9ºC às 14h00 e desde às 12h00 vem se mantendo na casa dos 33ºC.

Frente aos registros, os apelos das autoridades é para que a população não coloque fogo em áreas de vegetação seca e não jogue bitucas de cigarro em beiras de rodovias, além de causar incêndios de grande proporção é crime ambiental.

Além disso, redobrar a atenção com hidratação e evite exercícios físicos ao ar livre nos horários mais críticos do dia e usem soro nos olhos e nariz.

Para esta quinta-feira (24) existe a possibilidade de que as temperaturas sejam ainda mais elevadas, podendo chegar aos 35ºC.

O sistema SMAC que efetua o monitoramento climático e fornece dados para o CGE e Defesa Civil utiliza dados e imagens de quatro satélites diferentes, a inteligência artificial cruza os dados e exibe aos operadores do sistema os focos de incêndio captados pelos equipamentos.

Já para mapear as áreas com maior risco a incêndios o sistema utiliza diversas variáveis, como por exemplo: umidade do ar, temperatura, acumulado de chuvas e previsão para os próximos dias, vento e radiação solar.

Com esse cálculo é possível estimar o risco dos próximos cinco dias, permitindo, assim, a adoção de medidas preventivas antecipadas para a prevenção às queimadas, podendo identificá-las por cores: roxa, que significa emergência; vermelha, que significa situação de alerta; laranja alto e amarelo baixo.