Prolongamento já vem sendo ventilado há anos e, enfim, deve ganhar forma - Fotos: Divulgação
publicidade

Uma reunião entre o prefeito Rodrigo Falsetti (PSD), membros de diversos setores da administração municipal e proprietários de áreas da região do Jardim Serra Dourada marcou o primeiro passo oficial mirando o prolongamento da Avenida Brasil.

O encontro realizado no gabinete do chefe do Executivo teve como finalidade abrir os diálogos para um acordo amigável de desapropriação de uma gleba de 3.779 metros quadrados por onde a via deverá passar.

Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram

Dos oito proprietários dos terrenos onde a avenida irá avançar, três estiveram presentes e, ao menos inicialmente, ficaram satisfeitos com a proposta apresentada pela Prefeitura.

Com o interesse da administração em estender a via para concluir uma ligação direta entre a zona norte e região central com a zona sul, o grupo já vinha dialogando a respeito de um acordo de desapropriação e estão propensos a firmar um acordo.

Nós já nos reunimos e temos interesse na avenida, porque vai valorizar aquela região e os terrenos hoje que estão parados poderão ter uma destinação. Vou aguardar o retorno dos que estão viajando e podemos começar os processos separadamente”, comentou Nehemias Nehemy, um dos moradores presentes no encontro.

Pelo projeto preliminar, para que a Avenida Brasil vá além do Jardim Serra Dourada e chegue até os condomínios Santa Mônica I e II, próximo ao limite com Mogi Mirim, será necessário efetuar a compensação de algumas árvores que serão removidas e a canalização de um córrego.

Antes disso, será preciso que a Câmara Municipal aprove um projeto de desafetação para que o local seja convertido de área verde para sistema viário.

Se definida, a desapropriação amigável evitará um processo judicial e garantirá que o Município não tenha custos com o procedimento.

“Nós decidimos promover esse encontro com parte da nossa equipe, para avançarmos na questão do prolongamento da Avenida Brasil. Então, queremos explicar o projeto e conversar com vocês para que a desapropriação aconteça de forma amigável, pois temos certeza de que a abertura dessa via será benéfica para todos”, enfatizou Falsetti.

A Avenida Brasil começa no Parque Cidade Nova e termina no Jardim Serra Dourada, na Zona Sul. O prolongamento da via, chegando até os condomínios Santa Mônica I e II, próximo da divisa com Mogi Mirim, é prevista no Plano Diretor de Desenvolvimento desde 1971.

“O prolongamento é de suma importância, pois aliviará consideravelmente o trânsito no centro da cidade e das avenidas próximas, incluindo na rotatória do Hospital Municipal, permitindo o acesso entre à região Norte ao extremo Sul da cidade e ao município de Mogi Mirim”, pontuou Daniel Rossi, secretário municipal de Obras e Mobilidade.