Disputas devem reunir em torno de 760 alunos do 5º ano do Fundamental da rede municipal - Foto: Divulgação
publicidade

O 1º Festival de Xadrez entre Escolas Municipais de Mogi Guaçu estará colocando alunos das unidades sob responsabilidade da Secretaria Municipal ao longo das próximas segunda (04) e terça-feira (05) e confrontos agendados para acontecer em dois centros esportivos e no CAT (Centro de Atividades) do Sesi.

A expectativa é reunir em torno de 760 alunos das turmas de 5º ano do Ensino Fundamental. Segundo o regulamento definido pelos organizadores, cada uma das 24 escolas que compõem a rede municipal de ensino poderá inscrever até 32 representantes, sendo 16 meninos e 16 meninas.

Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram

Os confrontos serão sempre por equipes, com os estudantes divididos em quatro grupos, que terão as partidas acontecendo no Centro Esportivo Alcides Macena Maria (Pelezão) e Centro Esportivo Presidente Juscelino K. Oliveira (Ceresc) e no Sesi.

O Festival segue habilidades descritas no Currículo Paulista, um referencial curricular do Governo do Estado de São Paulo. As habilidades são: experimentar e recriar individual e coletivamente, na escola e fora dela, brincadeiras e jogos do mundo; explorar e aplicar diferentes estratégias na prática de jogos de tabuleiro; e experimentar jogos de tabuleiro, e reconhecer a importância das regras para planejar e utilizar diferentes estratégias.

O transporte e o lanche para os estudantes serão fornecidos pela própria Secretaria da Educação.

“O xadrez ajuda no desenvolvimento do raciocínio lógico e, com isso, auxilia a desenvolver habilidades matemáticas. Além de ajudar na concentração, na memória, na habilidade de antecipação e na atenção”, reforçou Danielle Cristina Ferreira Mariano, administradora dos Centros de Educação Infantil do município.