Animal foi encontrado por funcionários de uma fazenda em situação bastante delicada - Fotos: Divulgação
publicidade

Um lobo-guará já em idade adulta foi encontrado em condição de severa debilitação e precisou ser resgatado pela equipe de veterinários e biólogos da Associação Mata Ciliar.

De acordo com relatos feitos por funcionários da propriedade que não teve sua localização divulgada pela ONG (Organização Não Governamental) com sede em Jundiaí (SP), o animal já havia sido visto perambulando pela região dias antes.

Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram

Na quinta, ele foi avistado caído dentro de uma tubulação e retirado das águas pelos próprios funcionários da fazenda, que notaram o lobo tomado por sarna.

Os responsáveis pela propriedade entraram em contato com a Associação, que ainda na quinta-feira efetuaram o socorro, constatando sua condição crítica, se quer esboçando reação com a manipulação humana.

“O animal estava muito prostrado e apático, pouco reagiu com nossa presença e estava com o corpo todo tomado pela sarna”, explica Karine Ferreira, veterinárias da Mata Ciliar.

Ainda de acordo com a veterinária, a incidência de sarna em lobos-guarás tem ocorrido em razão da aproximação deles de animais domésticos, já quem na natureza a infecção não é registrada.

Tão logo o mamífero deu entrada na sede da ONG, os cuidados emergenciais foram iniciados na tentativa de reverter se quadro. “Depois que chegamos ao Cras da Mata Ciliar, conseguimos aferir todos os parâmetros. A situação é bastante crítica e, agora, vamos ver se ele consegue responder aos cuidados intensivos”, acrescentou a veterinária.