As profissionais locais são responsáveis pelo projeto inspirado na deusa grega Hígia - Fotos: Divulgação
publicidade

Quem visitar a Expoflora 2023 terá a oportunidade de conferir in loco o talento das arquitetas guaçuanas Bia Gasparotto e Be Albiero dividem a idealização de um dos 18 ambientes da Mostra de Paisagismo e Decoração no evento que movimenta a cidade de Holambra (SP) entre 25 de agosto e 24 de setembro.

As profissionais assinam o projeto ‘Jardim de Hígia’, inspirado na grega símbolo da  preservação da saúde e prevenção das doenças.

Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram

O ambiente conta com uma grande diversidade de plantas medicinais e com a água, ambas associadas à cura através de preparos ou pelo estímulo dos sentidos. Através dele, as arquitetas buscam proporcionar o bem-estar físico e mental dos visitantes, assim como Hígia fazia aos deuses e mortais da mitologia.

O espaço sereno e terapêutico projetado pelas profissionais de Mogi Guaçu convida cada visitante a reconectar-se intimamente com a natureza e desfrutar de momentos de tranquilidade e reflexão, absorvendo da energia vital que emana de todos os elementos aqui presentes.

Segundo os idealizadores da Mostra de Paisagismo e Decoração da Expoflora 2023, integração do homem com a natureza é objeto de desejo da sociedade atual, em meio a tantos compromissos, tecnologia e salas fechadas. Para isso, profissionais de engenharia, arquitetura, decoração, paisagismo e design de destaque no cenário regional se uniram para mostrar que é possível trazer essa beleza natural para o dia a dia, com ideias criativas, originais e de extrema beleza.

Os espaços têm como proposta comum sensibilizar os sentidos humanos com beleza e ao mesmo tempo simplicidade, trazendo a natureza para mais perto, de maneira harmoniosa e surpreendente, proporcionando uma viagem sensorial capaz de levar o visitante a um luxuoso jardim com spa, passando por uma paradisíaca praia; o roteiro da visitação também tem um santuário fitoterápico, um loft repleto de cores e elementos naturais, à casa de agricultores americanos, chegando até à infância e o desafio de proporcionar bem-estar na sala de aula, local, normalmente fechado e pouco arejado.

Os 4 elementos como ar, fogo, terra e água estão presentes na concepção dos espaços, tem reverência à terapia de Shinrin-yoku (banho da floresta), utilização de mobiliário próprio para área externa de forma confortável, que vão do rústico ao sofisticado, uso de cores variadas nos espaços, que vão do branco e preto, para garantir um estilo minimalista e arrojado, aos tons coloridos vibrantes. Mobiliário, objetos e elementos dão o toque de criatividade e sofisticação, peças decorativas premiadas, quadros, vasos, balanços, bancos, pássaros, móbiles em harmonização perfeita com a natureza.

Uma ideia de aconchego em uma área ajardinada para poder respirar fundo, receber pessoas especiais, e contemplar a natureza. O melhor de tudo é que esse local pode ser o quintal de casa, uma varanda, ou mesmo um loft.

Neste ano, a Expoflora chega a sua 40ª edição e se prepara para receber turistas de todo o Brasil e de outros países no período de 25 de agosto a 24 de setembro, de sexta a domingo, inclusive no feriado de 07 de setembro, das 9h00 às 19h00.

Na programação especial deste ano, além da Mostra de Paisagismo e Exposição de Arranjos Florais, vai apresentar ao público mais de 4 mil variedades de 300 espécies de flores e plantas ornamentais, mais de 250 apresentações típicas de música e dança, gastronomia holandesa.