A passagem sobre o Córrego dos Ypês, no Jardim Santa Cruz, foi interditada nesta terça-feira (08) após as equipes da SOM (Secretaria Municipal de Obras e Mobilidade) e da Defesa Civil constatarem o risco de desabamento da estrutura.
A interdição afeta ambos os sentidos da estrutura localizada entre as Rua dos Agapantos e Rua das Petúnias, no Jardim Ypê Pinheiro, e Avenida Maria Madalena Vedovello Canato, no Jardim Santa Cruz.
Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram
De acordo com a Prefeitura, a interdição foi definida em razão do grande fluxo de veículos e do risco de acidentes que o tráfego pode ocasionar.
Na vistoria, os técnicos constataram danos na base de sustentação da travessia e a possibilidade de agravamento com a continuidade da passagem de veículos.
“A área sofreu um solapamento causado pela queda das encostas provocada pelo aprofundamento das calhas fluviais e erosões das duas margens do curso de água do Córrego dos Ypês. Neste caso, a ação da água tirou toda a terra das encostas e só deixou a capa do asfalto”, explicou o coordenador da Defesa Civil, Carmelito Osório Silveira.
Segundo o secretário de Obras e Mobilidade, Daniel Rossi, na próxima semana será iniciado um estudo hidrográfico de cálculos de vazão para que seja elaborado um projeto de reparo da estrutura para que a reabertura ocorra de forma segura e no menor tempo possível.
“Assim que esta etapa acabar, daremos início aos trâmites de contratação de empresa para que possam ser feitos os serviços de recuperação”, falou.
Como rotas alternativas de tráfego entre o Jardim Ypê Pinheiro e os Jardins Santa Cruz e Alto dos Ypês, os moradores devem seguir pela Rua das Petúnias e contornar para esquerda na Rua Irene Eloy Gadanhoto.
Já os moradores dos Jardins Ypê VIII e Guaçuano deverão seguir pela Avenida Clara Lanzi até a Rua Antonio Ferreira Filho e, depois, acessar para a Rua das Petúnias e contornar para esquerda na Rua Irene Eloy Gadanhoto.