Implementado por meio de parceria firmada com a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, o Programa Estimulação Precoce da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Mogi Guaçu teve seu espaço oficialmente apresentado nesta quarta-feira (09).
O evento que contou com a presença de dirigentes da entidade e autoridades locais marcou a inauguração da estrutura montada na sede da instituição voltado ao atendimento de crianças com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor com hipótese diagnóstica de Deficiência Intelectual e Múltipla e/ou Transtorno do Espectro Autista de 0 a 3 anos e 11 meses e 29 dias de idade.
Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram
Neste início de trabalho, 50 crianças serão atendidas pela equipe multidisciplinar que conta com Psicopedagoga, Fisioterapeuta, Fonoaudióloga, Psicóloga e Terapeuta Ocupacional.
Além da avaliação, o convênio também prevê acompanhamento psicológico e social nos casos em que houver necessidade, tanto para a criança quanto para os familiares.
“Nós temos a obrigação de ajudar a todos, principalmente os que mais precisam. Estamos trabalhando e muito para que temos uma cidade melhor para todos. O meu compromisso com a APAE não é de hoje. É desde que fui secretário de Esporte e, depois, como vereador. Fui criando esse vínculo tenho um carinho especial pela APAE, pelos profissionais que aqui atuam e pelos que são atendidos com tanto carinho. Vou continuar presente e ajudando no que pudermos”, comentou o prefeito Rodrigo Falsetti (PSD).
Conforme destacou o secretário de Saúde, Luciano Firmino Vieira, o Programa Estimulação Precoce deverá ser apenas o primeiro de uma série de outros projetos que deverão ser implementados para atendimento de crianças que necessitam de uma atenção especial.
“É um projeto piloto que nos dará um norte para colocarmos outros projetos em execução como é o desejo do prefeito Rodrigo Falsetti em ampliar os atendimentos para as crianças com atraso no desenvolvimento. É um trabalho pioneiro e já estamos prevendo uma ampliação no número de atendimento no orçamento do próximo ano”, afirmou o secretário.
O presidente da APAE Mogi Guaçu, Douglas Santos, foi o anfitrião do evento e agradeceu a parceria com a administração para viabilizar o atendimento às crianças.