Apesar das baixas temperaturas dos últimos dias, o Inverno começa oficialmente às 11h58 desta quarta-feira e irá perdurar até dia 23 de setembro.
E, ao menos de acordo com as previsões meteorológicas, a estação mais fria do ano será com chuva abaixo da média e temperaturas acima do normal no estado de São Paulo.
Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram
Segundo prognóstico climático da estação produzido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), em parceria com o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o período menos chuvoso nesta época do ano acontece em razão da persistência de massas de ar seco, o que provoca a diminuição da umidade relativa do ar e, consequentemente, favorece a ocorrência de queimadas e incêndios florestais, bem como o aumento de doenças respiratórias.
Neste ano, a estação irá sofrer a influência diretas do fenômeno El Niño, que provoca o aquecimento das águas do Oceano Atlântico e interfere nas condições climáticas do hemisfério sul.
Em razão dele, os estados da região Sudeste, tendem a registrar neste Inverno chuvas abaixo da média, porém, não
se descarta a ocorrência de chuvas intensas próximas ao litoral sul da região devido à passagem de frentes frias.
Já as temperaturas tendem a permanecer acima da média em grande parte da região. Ainda assim, são possíveis as incidências de quedas bruscas na temperatura média do ar devido à entrada de massas de ar frio em alguns dias.
É possível a formação de geada em pontos isolados.
Para este primeiro dia da nova estação, Mogi Guaçu terá céu claro, sem perspectiva de chuvas e temperaturas variando entre 11ºC e 27ºC.
O alerta fico por conta da baixa umidade relativa do ar, que nos próximos dias poderá cair para até 25%.