As luzes vistas por pessoas em diversas pessoas em cidades do interior de São Paulo e diversos outros estados na noite de segunda-feira (19) teve suas razões esclarecidas.
Um relatório divulgado nesta quarta-feira (21) pela empresa Saipher, desenvolvedora do Horus (Sistema Holístico de Redução de Risco e Incerteza), instalada na cidade de São José dos Campos (SP), apontou que as luzes se trata de lixo espacial, decorrente do lançamento do foguete Chang Zeng 2C, utilizado para o lançamento satélites em órbita terrestre baixa.
Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram
De acordo com o documento, o objeto avistado tinha 35 metros de altura e 3,35 metros de diâmetro. O foguete perdeu a altitude mais rápido do que o esperado e reentrou na atmosfera antes do que era previsto.
O analista de sistemas espaciais da Saipher, Matheus Felipe Pacheco explicou que com uma altura de aproximadamente 35 metros e um diâmetro de 3,35 metros, o Chang Zheng 2C é capaz de transportar cargas úteis de até duas toneladas.
“Ele é parte da família de foguetes Longa Marcha, desenvolvida pela China Academy of Launch Vehicle Technology, e tem sido utilizado para diversos propósitos, incluindo comunicações, observação da Terra, pesquisa científica e experimentos tecnológicos. Sua confiabilidade e eficiência o tornam uma importante ferramenta para o programa espacial chinês” detalhou Pacheco.
Conforme o analista, essa reentrada não ofereceu perigo e o objeto se desintegrou completamente.
Em Mogi Guaçu, tão logo a notícia das luzes até então misteriosas foi publicada pelo portal GuaçuAgora e compartilhada em suas redes sociais, várias pessoas relatarem terem a observado.