O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) iniciará a partir da segunda-feira (03) o funcionamento de um posto fixo para a aplicação da vacina antirrábica em cães e gatos.
As doses serão oferecidas gratuitamente, porém para assegurar a aplicação o responsável pelo animal precisará realizar o agendamento prévio.
Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram
As vagas poderão ser reservadas todas as segundas-feiras por meio dos telefones (19) 3851.7717 e (19) 99621.6467.
A adoção do posto fixo visa ampliar a oferta do imunizante e prevenir a propagação da raiva, uma doença infecciosa viral aguda grave que atinge o sistema nervoso central dos animais. A vacina antirrábica é obrigatória para cães e gatos.
A aplicação da vacina, que acontece às quartas-feiras, conforme o agendamento prévio, é efetuada pela equipe técnica da Zoonoses que vai até a residência da pessoa que solicitou. A vacina é a última do esquema vacinal dos animais domésticos e pode ser dada em filhotes a partir dos cinco meses de idade.
“Conforme orientação passada da DRS (Diretoria Regional da Saúde) de São João da Boa Vista, não há mais campanha e, sim, vacinação de rotina de acordo com a demanda”, comentou a diretora da Zoonoses, Dagmar do Amaral Borges.
A transmissão da raiva acontece por meio de mordidas, lambidas e arranhaduras causados por mamíferos infectados pelo vírus da raiva. Dagmar orienta que “em caso de possível exposição ao vírus rábico” a pessoa deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência e informar o ocorrido ao Zoonoses. “No caso de animal errante (animal de rua), o Zoonoses faz a captura para observação do mesmo em um período de até 10 dias”.