Iniciado nesta segunda (08) e perdurando até sexta-feira (12), o ciclo de capacitação oferecido pela Secretaria Municipal de Educação estará mobilizando professores e gestores da rede municipal de ensino.
As atividades acontecem no campus das Faculdades Integradas Maria Imaculada, envolvendo equipes dos ciclos I e II do Ensino Fundamental.
Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram
No decorrer dos cinco dias, 890 profissionais das Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) passarão pelo curso que tem como foco o aprimoramento dos métodos de ensino para a alfabetização cartográfica, a leitura e a interpretação de mapas geográficos de uma maneira recreativa correlacionando com habilidades matemáticas dos estudantes.
Além disso, professores do 9° ano se concentrarão para o preparo dos alunos para a prova do Saeb (Sistema Nacional de Avaliação de Educação Básica), que mede o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).
As turmas estão divididas de acordo com a turma que os profissionais atuam. O primeiro dia mobilizou professores dos 3°, 6°, 7°, 8° e 9° anos; terça-feira (09), professores do 1° ano; quarta-feira (10), professores do 2° ano; quinta-feira (11), professores do 5° ano; sexta-feira (12), professores do 4° ano de ensino.
“Quando se propõe uma formação para os alunos na sala de aula, ela precisa fazer sentido para os estudantes entenderem e compreenderem. Essa é uma oportunidade que a Secretaria Municipal de Educação está dando para os professores se desenvolverem e aprimorarem suas habilidades de ensino”, comentou a supervisora de ensino do Ensino Fundamental I, Ana Cristina Melo.
A qualificação está sendo efetuada pela Vivace, um serviço de formação para professores e gestores da educação. A empresa foi contratada pela Secretaria de Educação.
“É um momento de redefinição de rota, nesse período de pós-pandemia. Mais do que nunca, precisamos manter o que estávamos fazendo de acertado e aprimorar outras novas ferramentas para um melhor aprendizado dos alunos”, explicou uma das formadoras contratadas pela Vivace, Andreia dos Santos de Jesus.