
Retomada após uma pausa forçada em razão da pandemia da Covid-19, o Fatec de Portas Abertas movimentou a Fatec (Faculdade de Tecnologia) Arthur Azevedo, de Mogi Mirim, na última sexta-feira (12).
E o retorno das edições do evento aconteceu em grande estilo, com mais de 40 empresas da região presentes e alunos de 26 escolas de cidades como Mogi Mirim, Mogi Guaçu, Itapira, Estiva Gerbi, Aguaí, Espírito Santo do Pinhal, Holambra, Santo Antônio de Posse, Águas de Lindoia e Serra Negra passando pelas dependências da instituição de ensino superior mogimiriana.
Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram
O público em geral também marcou presença na realização que completou 11 edições e, na avaliação dos seus organizadores, superou todas as expectativas.
“Eram três anos sem a realização de eventos abertos á comunidade aqui na Fatec e esperávamos uma grande edição. Mas graças ao trabalho de toda nossa equipe e apoio de um número grande de apoiadores, superamos todas as nossas expectativas. Estamos muito felizes e orgulhosos”, resumiu o diretor da Fatec mogimiriana, André Giraldi.
Apesar do público rotativo nos três períodos de atividades, a estimativa é de que ao longo da manhã, tarde e noite, mais de 7 mil pessoas tenham passado pela feira.
Mais do que aproximar os estudantes do Ensino Médio da região da instituição e apresentar a eles as opções de ensino superior e a estrutura que a Fatec oferece, o evento permitiu que empresas da região se apresentassem para os jovens na expectativa de atrair uma mão-de-obra qualificada no futuro, tanto para ocupar vagas efetivas preencher as oportunidades de estágio.
“É muito importante marcar presença em atividades como esta por temos uma escassez de mão de obra técnica e a Fatec é uma oportunidade que temos de estar perto deste profissional que vai preencher nosso quadro de colaboradores dentro dos planos da empresa para os sete, dez anos”, explicou o diretor industrial da Cortag, Rogério Shiroma.
Outra que marcou presença na Fatec de Portas Abertas a aposta na visibilidade para atrair uma mão-de-obra qualificada é a itapirense Aucavili Automação & Controle. De acordo com seu Marcos Roberto Cavini, diretor comercial, um dos focos da presença na feira é apresentar a empresa para o público jovem, que se surpreendem com tecnologia existente por trás das soluções da empresa que atua no ramo de automação.
“Hoje nós sofremos muito para encontrar uma mão de obra tecnicamente capacidade e é importantíssimo trazer para este pessoal jovem o que nós estamos produzindo que é unir dentro da mecânica e elétrica toda tecnologia existente naquilo que já estamos desenvolvendo e oferecendo para nossos clientes. E eles (visitantes) estão se interessando”, enfatizou.
Giraldi agradeceu a disposição de todas as empresas e instituições de ensino superior da região que acreditaram na retomada do evento e também Regina Navas, diretora da DRE (Diretoria Regional de Ensino) de Mogi Mirim, que reforçou junto às escolas de Ensino Médio da região a importância da presença da feira.